Matteo perdeu o emprego - Gonçalo M. Tavares
Edição/reimpressão:
2010
Páginas:
216
Editor:
Porto Editora
ISBN:
978-972-0-04290-3
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€16,60
Ganhe €1,66
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Matteo responde a um anúncio de emprego. Toca à campainha e uma mulher recebe-o. Mas a mulher apresenta uma particularidade estranha. É a primeira proposta de trabalho de Matteo em muitos meses: aceita-a. Mas Matteo não suporta aquele ofício durante muito tempo. Responde a um novo anúncio. Toca à campainha e um homem abre a porta e recebe-o. De novo, a mesma particularidade estranha.
Várias personagens e episódios sucedem-se como peças de dominó que vão caindo umas sobre as outras. As personagens cruzam-se e cada uma delas é abandonada quando surge a seguinte. São ligações sucessivas - até que se chega a Matteo, o homem que perdeu o emprego.
Matteo perdeu o emprego de Gonçalo M. Tavares
Críticas de imprensa
Ironia e talento, um autor inacreditável.
Courrier Internacional


Um Kafka Português. Irá Gonçalo M. Tavares tornar-se tão exportado como o vinho do Porto ou a saudade?
Le Figaro Magazine


Tavares criou algo atraente, sombriamente belo e inspirado, e totalmente original.
The Independent

comentários

Quem tudo quer tudo perde!
É sem duvidas um dos livros mais ricos que já li! Acredito que cada leitor irá interpretar o livro de forma diferente, pois são tantas as pequenas histórias e as metáforas contidas nelas, que cada historia tocará de forma especial a quem a ler. O livro apresenta-se em duas partes, a primeira parte por ordem alfabética temos as diferentes personagens que em histórias curtas e interligadas por pequenas situações do quotidiano, nos expõe diferentes metáforas da vida (e.g. as rotundas como metáfora do ciclo da vida). Cada uma destas personagens é possuidora de um traço de personalidade bastante peculiar, o que por vezes nos leva às gargalhadas. Através do encadeamento chegamos à personagem principal, Matteo e o seu problema com o emprego. Deixar o emprego para ficar na "corda bamba" do desemprego, ou deixar de ser exigente e aguentar as particularidades deste. Na segunda parte encontramos uma espécie de ensaios das diferentes histórias, por vezes em forma de explicação destas por outras em forma de reflexão filosófica obrigando-nos a questionar e a desenvolver a nossa opinião acerca. Fica a ideia, ser exigente e mudar até alcançar o que queremos ou sabermos aceitar e adaptarmos às peculiaridades mantendo-nos seguros. Afinal, quem tudo quer tudo perde!
Ana Filipa Sousa - Livreira Bertrand Leiria Shopping | 23-02-17
Coloque aqui o seu comentário - Matteo perdeu o emprego
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários e está a ser traduzido em mais de 50 países.
Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros.
Alguns outros prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). Foi também por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina. Uma Viagem à Índia recebeu, entre outros, o Grande Prémio de (...)

Características

Matteo perdeu o emprego de Gonçalo M. Tavares

Ano de edição ou reimpressão: 2010

Editor: Porto Editora

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 234 x 23 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 216

Coleção: Marca D'Água


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance
Plano Nacional de Leitura > 10.º ano
Literatura > Plano Nacional de Leitura > 11.º ano
Literatura > Plano Nacional de Leitura > 12.º ano


Matteo perdeu o emprego
 

Do mesmo autor

Gonçalo M. Tavares 
Gonçalo M. Tavares 
Gonçalo M. Tavares 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal