Momentos Estelares da Humanidade
de Stefan Zweig
Sobre o livro
«Um povo deve gerar milhões de homens antes de nascer um génio; é sempre preciso que milhões de horas inúteis se passem no mundo antes de surgir uma hora de real importância histórica. Por sua vez, cada um destes momentos marca um rumo durante décadas e séculos. [...] O que normalmente se desenrola devagar, de maneira sucessiva ou sincrónica, comprime-se num único instante que determina e decide tudo: um único sim, um único não, um gesto adiantado ou atrasado torna esta hora irrevogável para cem gerações e determina a vida de um indivíduo, de um povo, e até o destino da humanidade.
Tais horas de grande concentração dramática, portadoras do destino, onde uma decisão capital se condensa num único dia, numa só hora e, muitas vezes, num só minuto, são raras na vida de um indivíduo e são raras ao longo da História. Procuro aqui evocar, a partir das mais variadas épocas e regiões, alguns desses momentos estelares — chamei-lhes assim porque, resplandecentes e inalteráveis como estrelas, brilham para além da noite do efémero.»
Uma escrita fabulosa do autor que nos revela 14 momentos históricos da humanidade, tais como, o nascimento do hino a Marselhesa, a descoberta do oceano Pacífico pelo aventureiro Vasco Núñez de Balboa, e outros momentos fabulosos da nossa história mundial, momentos esses que nos passam ao lado. Um momento de cultura divinal.