Tardi
Biografia
Nascido em 1946, em Valence, França, Jacques Tardi passa os seus primeiros anos na Alemanha do pós-guerra, onde o seu pai era militar de carreira. Mais tarde, serão as atrocidades da guerra de 1914-18, a do seu avô, de origem Corsa, que assombrarão os seus sonhos de criança antes de se tornar um dos temas principais que inspiraram a sua obra. Estudante da Escola de Belas Artes de Lião, depois das Artes Decorativas de Paris, Tardi estreia-se na BD em 1969 na revista Pilote. Em 1972 lança-se na sua primeira longa história, "Rumeurs sur le Rouergue" (com argumento de Christin, editado pela Futuropolis em 1976). É em 76 que Tardi faz a sua entrada na Casterman, dando início à série das "Aventures Extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec", do qual o sucesso não tarda.
Em 1977, com argumento de Jean-Patrick Manchette, ele vai começar Griffu na revista B.D., seguindo-se-lhe d'Ici Même, com Jean Claude Forest na revista A Suivre.
A partir de 1981, sempre a partir desta publicação mensal, ele adapta Nestor Burma à Banda Desenhada (a partir dos romances de Léo Malet, com os seus próprios textos), concebe "C'était la guerre des tranchées" a partir de 82 ( e acaba-o em 1993), "Tueurs de cafards" em 1983 e "Jeux pour mourir" em 1992, álbuns publicados pela Casterman.
Em Janeiro de 2000, ele publica "La Débauche", álbum "anedótico-metafórico" sobre o tema do desemprego e da degradação da sociedade. O argumento é assegurado por Daniel Pennac, romancista célebre nas edições da Futuropolis/Gallimard.
Quanto à série de aventuras de Adèle Blanc-Sec, o sucesso já levou ao lançamento de nove álbuns pela Casterman, tendo o último sido publicado em Novembro de1998, com o título "Le mystère des profondeurs". Paralelamente, ele realiza outras adaptações à BD de obras literárias, como sejam "Le der des ders", de Daeninckx, ou "Le Cri du Peuple", de Vautrin.
partilhar
Em destaque VER +
Adèle Blanc Sec (Volume 2)
Inícios do séc. XX. Uma época de grandes feitos tecnológicos e avanços científicos, onde tudo é possível. Uma época na qual ciência e misticismo andam de mãos dadas, em busca de um futuro melhor para a humanidade… É neste contexto que têm lugar as extraordinárias aventuras de Adèle Blanc-sec: o medo vai fazer tremer Paris com a "ressurreição" de um homem pré-histórico, estranhas desaparições e tentativas de morte e Adèle, mais uma vez, está no centro de uma misteriosa história. Alguns anos antes, nas águas gélidas do Árctico, também Jérôme Plumier se vê envolvido numa empolgante aventura, onde não faltam navios naufragados, pessoas congeladas, monstros marinhos, icebergues artificiais e cientistas loucos…