Nuno Goulart Brandão
Biografia
Nuno Goulart Brandão é licenciado e pós-graduado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões, onde lecciona desde 1992. É ainda mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE e doutorado em Sociologia pela mesma faculdade. Alem desta obra, editou também na Notícias O Espectáculo das Notícias.
Em paralelo ao seu percurso académico, foi profissional de televisão durante 20 anos. Na RTP, exerceu diversos cargos e funções profissionais em áreas tão diversas como a produção e realização, arquivos audiovisuais, relações públicas, marketing, relações institucionais e programação.
A sua actual prioridade, para além do ensino e da consultoria no campo empresarial dos media, é a investigação do fenómeno televisivo, sobretudo no CIMDE - Centro de Investigação Media e Democracia, onde é sócio fundador e investigador.
Em destaque VER +
Os Media e o Território Televisivo
O autor mapeia o campo jornalístico apresentando as principais problemáticas que o têm reflectido: a "weltanschauung" dos media que tanto "interpretam como constroem a realidade"; a "saúde ética" do jornalismo; a responsabilidade social visando a cidadania; o factor "tempo" na base da diferença entre o jornalismo rigoroso e contextualizante e o sensacionalismo catastrofista do actual jornalismo comercial "sujeito ao veredicto do mercado" e à produção do "simples", do "curto", do que se "vende"; o sensível problema do relacionamento entre jornalista e fontes onde acontecem "cumplicidades misteriosas das salas de redacção com rostos do poder" e finalmente o "valor-notícia" e o "gatekeeping" que mostra que "o fluxo de notícias tem de passar por diversos portões". Alinhavadas, as problemáticas cruzam-se, encadeadas, com esclarecedoras citações dos autores que primeiro as expuseram e teorizaram ." in prefácio
Jacinto Godinho
Professor Universitário UNL / Jornalista RTP