Miep Gies

Miep Gies

Biografia

Miep Gies nasceu em Viena no dia 15 de fevereiro de 1909. Filha de pais austríacos da classe trabalhadora, sofreu com a escassez de alimentos e de trabalho resultantes da Primeira Guerra Mundial e emigrou para a Holanda onde viria a casar. Foi lá que conheceu Otto Frank e tornou-se secretária da sua empresa, a Opekta.
Ela e o marido, Jan Gies, ajudaram a esconder a família Frank num anexo secreto de julho de 1942 a agosto de 1944. Foi lá que Miep encontrou o diário de Anne e guardou-o na esperança de lho poder devolver um dia. Anos mais tarde, já depois de saber que Anne morrera no campo de concentração de Bergen-Belsen, encontrou-se com Otto Frank, o único sobrevivente do Anexo Secreto, e entregou-lhe o diário da sua filha.
Recebeu inúmeros prémios, entre os quais a mais alta medalha civil atribuída pelo governo alemão, em 1989. Em 1995, o seu livro inspirou um documentário vencedor de um Óscar. Miep nunca se considerou uma heroína. Ao receber a sua última distinção, afirmou: «Sinto fortemente que não devemos ficar à espera que sejam os nossos líderes políticos a tornar este mundo num lugar melhor.» Morreu a 11 de janeiro de 2010, numa casa de repouso, na sequência de uma queda – apenas a um mês de completar o 101.º aniversário.

bibliografia

A Mulher que Escondeu Anne Frank
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,45€
Alma dos Livros
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.