Maria João Vilhena de Carvalho

Maria João Vilhena de Carvalho

Biografia

Maria João Vilhena de Carvalho (Pinhel, 1968) - Licenciada em História, Variante de História da Arte e Doutora em História da Arte, Museologia e Património Artístico pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2014), é investigadora integrada do Instituto de História da Arte e colaboradora do Instituto de Estudos Medievais (UNL).
Foi Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e investigadora do projeto Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (2010-2013).
Conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga, responsável pela Coleção de Escultura, desde 2000, tem comissariado e participado em exposições em Portugal e no estrangeiro e integrou a equipa que concebeu a renovada exposição permanente de Pintura e Escultura Portuguesas do MNAA (2016).
Tem-se dedicado à investigação nas áreas da museologia, museografia, inventário do património artístico, história da imagem, história da escultura, colecionismo e da biografia cultural dos objetos, contando com publicações editadas no quadro de todas estas temáticas, destacando-se a participação em O Sentido das Imagens, a autoria das Normas de Inventário. Escultura (2004), a Contribuição para a história do Museu de Escultura em Portugal (2012) e um alargado conjunto de textos sobre a escultura portuguesa do património nacional editados desde 1994.
partilhar
A Constituição de uma Coleção Nacional
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,61€
Caleidoscópio
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.