Carlos Tê
Biografia
Carlos Alberto Gomes Monteiro (Cedofeita, Porto; 14 de junho, de 1955) é um letrista e escritor português. Licenciou-se em Filosofia na Universidade do Porto e tornou-se notado com a edição do álbum Ar de Rock, de Rui Veloso, para o qual deu a sua contribuição como letrista. Participou também em discos dos Jafumega, Clã, Cabeças no Ar, Canto Nono com José Mário Branco, Jorge Palma, e Estrada Branca, de Mônica Salmaso e José Pedro Gil. Colaborou, entre 1978 e 1981, em revistas de poesia (Avatar, Quebra-Noz e Pé-de-Cabra) e, mais tarde, entre 1991 e 1994, escreveu para o jornal Público uma série de crónicas que marcaram a sua presença no caderno local do referido jornal. Foi também cronista no jornal Expresso. Ao longo dos anos, tem vindo a publicar diferentes géneros literários – O voo melancólico do melro (romance), Contos supranumerários (contos), Penso sujo e Cimo de Vila (poesia) e Três peças em volta de canções e Um monólogo sobre futebol (teatro). Arquibaldo é o seu mais recente romance.
Em destaque VER +
A Invenção do Canto e Outros Versos
É tão velha a canção como a polémica: são letras ou são poemas? A Imprensa Nacional, percebendo a importância em relevar o trabalho dos escritores para canções — que depois as interpretam ou não —, cria esta série da coleção Plural, a Letra Poema, porque acha que, sendo uma coisa ou sendo outra, sempre foram ambas.
A letra é um poema e um poema é uma letra. E o que aqui se tenta é a reparação dessa falha, dando o destaque merecido a quem nos põe a cantar as suas palavras.
bibliografia
- ordenação
- Data Edição
- Ranking