Visão Panorâmica da Investigação-Acção
Livro 13
de Lídia Máximo-Esteves
Grátis
Sobre o livro
A investigação-ação parte do pressuposto de que o profissional é competente e capacitado para formular questões relevantes no âmbito da sua prática, para identificar objetivos a prosseguir, para escolher as estratégias e metodologias apropriadas, para monitorizar tanto os processos como os resultados.
Este livro revisita a investigação-ação e equaciona o seu papel na formação de um profissional reflexivo, de um profissional que ambiciona melhorar a aprendizagem das crianças.
Este livro dialoga com um passado rico de propostas que colocam a investigação-ação no coração da mudança. Apresenta essas propostas procurando, na amplitude que as caracteriza, a sua lógica essencial e o seu poder transformativo.
É muito útil tanto para professores e outros profissionais de desenvolvimento humano como para investigadores e orientadores de investigação.
COLEÇÃO INFÂNCIA
Alguns chamaram ao século passado o século da infância; de facto, o século XX viu nascer investigação significativa sobre a criança, sobre a infância e sobre a educação.
A pedagogia da infância, num movimento de sinal contrário a crenças prevalecentes na sociedade, cedo desenvolveu uma imagem de criança como ser competente e com agência e com direito à participação.
Esta coleção foi lançada na última década do século XX para apoiar o desenvolvimento de uma educação de infância baseada nesta imagem.
Mais de dez anos volvidos, no dealbar do século XXI, o objetivo é agora desenvolver um conceito mais alargado de infância que abranja a fase do nascimento até aos dez anos.
Em consequência, a Coleção Infância passa a organizar-se em cinco séries:
O novo desafio é o de desenvolver uma conceção abrangente de educação da infância, continuada ao longo dos diversos níveis em que se espartilha o sistema educativo, promovendo uma Pedagogia da Participação nos contextos sociais e nos contextos escolares de educação das crianças.