Sobre o livro
Ana Milhazes adorava o seu trabalho na área das tecnologias de informação e era viciada em compras. Até que começou a deixar de sentir prazer naquilo que fazia, a sentir-se muito cansada e desmotivada. Acabou por adoecer: entrou em burnout e foi-lhe diagnosticada uma depressão. Nessa altura, decidiu mudar de vida. E mudou mesmo.
Depois de se despedir, optou por abrandar e simplificar ainda mais a sua vida, vivendo inteiramente de acordo com aquilo em que acreditava.
Hoje, é autora do blogue Ana, Go Slowly, instrutora de yoga, embaixadora do movimento Lixo Zero Portugal, oradora e formadora nas áreas do minimalismo e da sustentabilidade e sente-se verdadeiramente feliz.
Neste livro inspirador, e partindo do seu próprio exemplo, Ana Milhazes mostra-nos como podemos ser mais felizes com menos e dá-nos dicas para facilitar e transformar a nossa vida: do consumo sustentável à tecnologia, passando pelos meios de transporte, pela organização e limpeza da casa, pela higiene, o desperdício zero na cozinha e a economia de partilha. A autora aborda ainda os desafios sociais, os mitos em torno da sustentabilidade e partilha algumas ideias para o futuro.
Vida Lixo Zero é um livro feito em papel reciclado e sem plastificação, porque mudar e fazer diferente está nas nossas mãos. E a mudança começa agora.
Público
«Ana Milhazes, criadora do movimento Lixo Zero Portugal, procura levar o desperdício ao nível nulo»
Visão
«Para Ana, mais do que reciclar, é preciso recusar e reduzir para prevenir a produção de lixo. Foi essa a missão com que se comprometeu em 2016, quando fundou o Movimento Lixo Zero, passando a encaminhar os restos alimentares para a compostagem e a dizer não ao plástico.»
Diário de Notícias
«A ambientalista Ana Milhazes adotou a meta “zero” e, desde então, praticamente não produz lixo. No apartamento onde mora, o saco da reciclagem está vazio, os resíduos orgânicos foram para a compostagem e o lixo reduz-se a meia dúzia de autocolantes.»
Sábado.
«Ana trocou os lenços de papel pelos de pano, o algodão em rama por discos de tecido e o plástico da escova de dentes e da garrafa de água por bambu.»
Correio da manhã
«Em 2017, Ana Milhazes decidiu deixar a área da informática e dedicar-se a tempo inteiro ao Ambiente. Para a fundadora do Movimento Lixo Zero, mais do que reciclar, é preciso produzir menos lixo.»
Observador
«Desde 2017, os únicos resíduos que produziu cabem num boião. Ana Milhazes escreveu “Vida Lixo Zero” para explicar como é possível tal coisa.»
Correio da Manhã
Muitos parabéns Ana. O livro é muito bom, excelente, cuidada e clara escrita. Tira as dúvidas e move para a acção. Li-o esta tarde e noite. Obrigada por partilhar o seu conhecimento connosco.