Uns e Outros
Da Educação Multicultural à Construção da Cidadania
de Madalena Fontoura
Sobre o livro
No título deste livro a expressão Uns e Outros... aparece para marcar, essencialmente, a diferença e as implicações da diferença na agudização dos conflitos e jogos de poder, observáveis na análise da vida social e no funcionamento da escola. O texto comporta a tensão entre dois elementos: por um lado, a lógica de funcionamento do sistema, os elementos do jogo político e a relação interactiva entre os vários elementos da sociedade; por outro lado, a lógica da acção traduzida nas racionalidades e nos sentidos que os actores concretos accionam quotidianamente. As lógicas de acção emergem na luta de poder entre grupos de interesse que se foram descobrindo ao assumir as suas opções e prioridades no decurso dos processos de trabalho, em torno da construção do projecto educativo, dos planos anuais de actividades e dos projectos curriculares. Procuramos mostrar que a multiculturalidade está na escola, dentro de cada sector e de cada espaço, e está a exigir alterações profundas, de carácter organizativo e curricular, mas, também, relacional para que se possa responder aos desafios da coesão local, nacional e internacional.