Um Dia Chegarei a Sagres
de Nélida Piñon
Grátis
Sobre o livro
A história de Mateus, um camponês do Portugal profundo do século XIX que cresce sob a dedicada tutela do avô, mas sufocado pelo obscuro segredo que envolve os seus progenitores. Quando o avô morre, Mateus resolve abandonar o arado e marchar para Sagres. Trata-se de uma obsessão antiga: fascinado pelas sagas dos heróis descobridores marítimos, Mateus está decidido a encontrar o túmulo do infante D. Henrique naquela cidade. Mas será que algum dia chegará a Sagres? Narrada com a mestria característica de Nélida Piñon, a odisseia de Mateus é uma análise poderosa do esplendor e decadência de Portugal e uma homenagem belíssima à tradição literária e cultural portuguesa.
Guilherme Stumpf, revista Amálgama
«Nélida cuida como ninguém da eterna busca de um homem miserável por seu lugar no mundo. Os pensamentos de Mateus e suas interações com o mundo têm uma profundidade singular. Não é nada fácil escrever assim. Nélida Piñon dá aula.»
Rafael Medeiros, Jornal da Orla
Gostei de ouvir uma entrevista com a autora sobre este livro. Comprei o livro, aconselhado por uma ilusão. Ao lê-lo, perto do final, tinha de acontecer... uma desilusão. Não consegui ler mais. Já coloquei o livro no papelão. Salva-se o papel para reciclar.