Travessuras da Menina Má
de Mario Vargas Llosa
Grátis
Sobre o livro
Qual o verdadeiro rosto do amor?
Ricardo vê cumprido, muito cedo na vida, o sonho que sempre
alimentara de viver em Paris. Mas o reencontro com um
amor da adolescência mudará tudo. Essa jovem, inconformista,
aventureira, pragmática e inquieta, arrastá-lo-á para
fora do estreito mundo das suas ambições.
Criando uma admirável tensão entre o cómico e o trágico,
Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para dar
vida a uma história na qual o amor se nos revela indefinível,
senhor de mil caras, tal como a menina má.
Paixão e distância, sorte e destino, dor e prazer... Qual é o
verdadeiro rosto do amor?
Passei o tempo todo da leitura a balançar entre ódio e pena por esta ´´niña mala´´. O Vargas Llosa nos leva ao mundo inteiro, dos anos 50 até hoje, tendo o cuidado de fazer a sua personagem viajar no momento certo para o lugar certo. Assim, mergulhamos na Paris de maio 68, tornamo-nos hippies dos anos 70 em Londres, ou lutamos com os guerrilheiros do Peru dos anos 80. E no meio destas peripécias geográficas, às vezes, a ´´niña mala´´ surge para brincar com o coração do Ricardo, tanto quanto o nosso. Um romance sensacional, denso, que não deixa lugar para o tédio.
Llosa envolve-nos numa história de amor sem fronteiras. Nem sempre quando amamos esse amor é correspondido, e o autor capta essa realidade até ao extremo, onde este amor pela "menina má" é quase como uma dependência patológica do "menino bom", e como essa "menina má" pode ser perversamente manipuladora. Personagens fantásticas, contextualizadas num retrato social da época fantástico, e que mais uma vez não conseguimos parar de ler.
Llosa é um dos melhores escritores contemporâneos. Neste romance, o autor narra os encontros e desencontros do peruano Ricardo e da chilena Lily, desde o início do amor de adolescência. Tem como cenário as passagens dos personagens pela Paris dos anos 60, pela Londres hippie e das drogas, por Tóquio dos mafiosos e por Madri das transições políticas dos anos 90.
Um dos meus livros favoritos! Uma história de amor extraordinária, cheia de encontros e desencontros ao longo de uma vida inteira dos protagonistas! Uma escrita brilhante e viciante! Um livro que nunca vou esquecer.
A história de uma paixão arrebatadora cheia de encontros, desencontros e mal entendidos. Enquanto acompanhamos as travessuras da menina má, acompanhamos as transformações sociais e políticas na Europa e na América Latina ao longo de 40 anos.