Tempo de Dádivas
Uma viagem a pé
de Patrick Leigh Fermor
Grátis
Sobre o livro
Como numa espécie de peregrinação, e com apenas 18 anos, Patrick Leigh Fermor decidiu partir a pé de Roterdão até Constantinopla, levando consigo apenas um bastão de caminhada, um bloco de notas, uma mochila e poupanças equivalentes a uma libra por cada semana de viagem. Estávamos em 1933 - o destino só foi alcançado em 1935 - e grande parte da Europa despertava ainda de uma espécie de Idade Média tardia, enquanto caminhava cegamente (Hitler já tinha chegado ao poder) para a Segunda Guerra Mundial, que mudaria o continente para sempre. Décadas depois, já com 60 anos, Fermor voltou às memórias desta viagem e transformou-a num clássico que se constituiu como testemunho sem igual de um tempo perdido.
Este livro corresponde ao primeiro volume do relato do autor, o mais emblemático, e chega até à Hungria. No segundo tomo, Between the Woods and the Water, parte daí e vai até às Portas de Ferro no rio Danúbio. Fermor já não foi a tempo de concluir em vida a terceira e última parte deste registo.
Com introdução de Jan Morris.
Jan Morris
«Não creio que exista outro registo da Europa pré-guerra que abarque tanto e com tanta força.»
Peter Levi
The Guardian
«Encoste-se e desfrute de um dos maiores mestres da prosa em língua inglesa no pico da sua forma, e comova-se com a capacidade de um homem de meia-idade em recuperar desta forma a inocência e o entusiasmo da juventude.»
Literary Review