Tecnologias de Programação de Jogos
de Nuno Magalhães Ribeiro e José Braga de Vasconcelos
Sobre o livro
O processo de construção de jogos
digitais é uma área essencial do
desenvolvimento de software. Neste
contexto, surge esta obra, onde as
bases da algoritmia e programação,
assim como as tendências de aplicações
integradas de software para o design e
construção de jogos, são demonstradas.
As tecnologias de informação e
a programação de computadores
surgem como transição para os jogos
digitais e outras simulações interativas.
É, ainda, exposto o fundamental para a
criação e a programação de jogos, incluindo a aplicação de
ambientes integrados de software vocacionados para a construção
de jogos, como é o caso do Game Maker Studio.
Interpretando um jogo como uma aplicação de software, este
livro tem como principal objetivo a aprendizagem e o
desenvolvimento de jogos de computador. Independentemente
da área profissional do leitor, assim como do seu
conhecimento no domínio da computação, esta obra adiciona
competências no âmbito da criação e desenvolvimento de jogos
com aplicação de tecnologias de informação e algumas
linguagens de programação (Python, C#, HMTL5 e JavaScript)
focadas no design e desenvolvimento de jogos.
Destinada aos profissionais e a todos os interessados que
pretendam desenvolver projetos de software através da
fascinante área dos jogos digitais e também aos estudantes das
áreas dos Sistemas e Tecnologias de Informação, Engenharia
Informática, Design e Programação de Jogos, entre outros.
Esta obra disponibiliza ainda a correspondência dos principais termos
técnicos para o Português do Brasil.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes
temas:
- Geração Digital Native;
- Algoritmia e programação de computadores;
- Computação em nuvem;
- Programação de dispositivos móveis;
- Programação de jogos em ambiente de realidade aumentada;
- Indústria de jogos de computador;
- Criação e design do jogo;
- Algoritmia e programação de jogos;
- Programação de jogos com Python e Pygame;
- Programação de jogos para a web em HTML5;
- Plataformas de desenvolvimento de jogos;
- Desenvolvimento de jogos para Windows 8.