Grátis
Sobre o livro
Um sapo pula numa panela com água que está a ser aquecida. À medida que a água fica mais quente, o sapo adapta a temperatura do seu corpo à da água, e continua a adaptá-la, acompanhando o calor cada vez maior até que, finalmente, é cozido vivo.
Assim como o sapo, nós adaptamo-nos aos crescentes riscos à saúde e à ecologia para atender à nossa expectativa e à nossa demanda por mais conforto, vantagem e facilidades no dia-a-dia. Apesar do nosso materialismo ocidental, poucas pessoas parecem satisfeitas.
Sua Saúde e o Ambiente que Construímos - A Síndrome do Sapo Cozido apresenta evidências convincentes de que a origem da maioria das doenças da civilização ocidental, que se multiplicaram nos últimos cem anos, variando dos cancros aos males e alergias debilitantes, está no moderno meio ambiente construído, na nossa crescente exposição à radiação eletromagnética e no uso indiscriminado de tecnologias de ponta ainda não testadas. Isso acontece, em parte, pela rejeição do século XX à sabedoria perene.
O nosso bem-estar físico, mental e espiritual dependerá do nosso empenho em produzir mudanças fundamentais para combater os riscos. Mas como é que isso pode ser feito? E o que nós, as chamadas pessoas comuns, podemos fazer a esse respeito?
O livro de Thomas Saunders investiga como as nossas sensibilidades, feitas de energia subtil, respondem ao ambiente externo e sugere as medidas que podemos tomar para garantir que as nossas casas e locais de trabalho sejam seguros e ajudem a preservar a nossa saúde. Para isso, baseia-se no bom senso e na experiência pessoal do autor como arquitecto e consultor. O texto também se ampara na sabedoria e nos ensinamentos do passado, colhidos com aqueles que sabiam como criar um meio ambiente saudável e harmonioso.
Este livro fornece ao leitor a "munição" necessária para desafiar as atitudes dos profissionais e das suas instituições de ensino que lidam com o meio ambiente construído.