Fernando Frederico Bernardes
Biografia
Graduado em Geografia, Licenciatura Plena, pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É mestre na área de Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS/Brasil. Atualmente, é doutorando em Geografia (Ensino de Geografia) pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa - IGOT/UL. Além disso, é investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG-UL), como também, é colaborador eventual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC. Atua no campo da Geografia, com ênfase nos estudos de Análise Ambiental e de Ensino Aprendizagem. A temática central de suas pesquisas está relacionada aos estudos do Ambiente, Ensino de Geografia e também ao Ensino da Epistemologia na Geografia. Mais recentemente, ainda, dedica-se aos estudos das representações de Ambiente através da Paisagem.
partilhar
Em destaque VER +
Repensar o Ambiente:
"Repensar o ambiente é nos darmos conta de que estamos vivendo uma crise da civilização, da razão, do pensamento, de percepc¸a~o e do conhecimento que se tem da natureza e das relac¸o~es para com ela. Repensar o ambiente é desconstruirmos o pensamento vigente e fundamentarmos um novo saber, capaz de promover uma mudança profunda da consciência ambiental".
Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil - Departamento Interdisciplinar
"Repensar o conceito de ambiente é o mesmo que repensar a Geografia como ciência, seja no campo da epistemologia como da educação. É justamente esta reflexão que o professor Fernando nos apresenta, de modo didático mostra a importância do conceito de ambiente, e suas inter-relações com outras áreas do conhecimento".
Prof. Livre Docente João Osvaldo Rodrigues Nunes, FCT/UNESP - Presidente Prudente/SP - Departamento de Geografia
"Ambiente é uma palavra que foi e ainda está sendo incorporada ao vocabulário cotidiano dos seres humanos, de todas as idades. Sobretudo, a partir dos anos de 1970, quando os mundos da natureza e da sociedade, ainda eram concebidos e estudados separadamente. De lá para cá e para o futuro, não se imagina mais desconsiderar a sua importância, enquanto categoria de análise na ciência e como essencial na vida das pessoas através da educação. Neste sentido, esta obra oferece a oportunidade de conhecer essa trajetória histórica e a complexidade que se agrega à concepção do que seria(m) o(s) ambiente(s)".
Prof. Dr. Roberto Verdum, Departamento de Geografia - UFRGS/Brasil, PPG em Geografia - PPG em Desenvolvimento Rural