Sem Destino
de Imre Kertész
Grátis
Sobre o livro
O primeiro e mais lido romance do Prémio Nobel da Literatura narra o quotidiano em Auschwitz e Buchenwald pelos olhos de um rapaz adolescente.
Georg Koves tem quase 15 anos quando é arrancado de sua casa, em Budapeste, e posto num comboio para Auschwitz. No seu espírito e no seu coração, nada compreende sobre o que lhe está a acontecer. Sim, é judeu, mas raramente pensa em si como tal. Agora, ouve dos outros prisioneiros: «Tu não és judeu.» E ali está Georg, no campo que havíamos de conhecer por tremendos horrores, um rapaz judeu no meio de judeus, sentindo-se completamente excluído.
Porém, é esse lugar de não-pertença que permite ao rapaz que narra este livro ter um olhar diferente, agudo, sagaz sobre o que está a acontecer à sua volta. É esse isolamento que nos deixa ouvir a história que conta, procurando incessantemente dar sentido à barbárie, ver beleza no mais terrífico cenário, iluminar aquele mundo.
Luís Miguel Queirós, Público
«Extraordinário e original, com uma qualidade de escrita rara, este livro só encontra paralelo em Se Isto É Um Homem.»
The New York Review of Books «Um romance excecional.»
Irish Times
«A obra de Imre Kertész foi de um tema só: a sobrevivência. Um estilo de romance baseado na procura exaustiva das razões por que escrever.»
Luciana Leiderfarb, Expresso
«A subtileza e os pormenores deste romance merecem do leitor todo o tempo do mundo.»
The Washington Times
«Se houvesse que de!nir numa única palavra a grande razão de escrever para Imre Kertész, seria: totalitarismo.»
João Céu e Silva, Diário de Notícias
«Um livro ímpar.»
The Observer
«Sem Destino regressa aos campos de extermínio nazis como poucos livros alguma vez conseguiram fazer.»
Observador