Sede
de Amélie Nothomb
Grátis
Sobre o livro
Sacrilégio ou blasfémia?
Amélie Nothomb cria um Jesus que nos fala em tom lírico e filosófico, mas também com um humor redentor. Surgem os apóstolos, o traidor Judas, Maria Madalena, os milagres, a crucificação, a morte e ressurreição, mesmo as conversas de Jesus com o Pai.
Ironicamente, aqueles que haviam sido alvo dos milagres de Jesus protestam agora contra efeitos colaterais indesejados: o antigo cego queixa-se da fealdade do mundo, o antigo leproso reclama que mais ninguém lhe dá esmola, o sindicato dos pescadores de Tiberíades acusa Jesus de favorecimento de uma das tripulações, Lázaro conta como é hediondo viver com o cheiro de cadáver colado à pele. Sem conseguir dormir, Jesus recorda como chegou até ali, confessa ter medo da crucificação e da morte e reflecte sobre os três pilares da Humanidade: amar, morrer… e ter sede.
O humor e o drama, o cómico e o excêntrico cruzam-se neste aclamado romance de Amélie Nothomb, que é, segundo a própria autora, o livro da sua vida.
Samuel Piquet, Marianne
Amélie Nothomb apresenta ao leitor um Jesus diferente daquele que conhecemos da teologia. Os leitores mais ´´exigentes´´ poderão dizer que é um livro simples... até poderei concordar com essa análise mas acrescento que não está ao alcance de qualquer autor ter o engenho de encantar o leitor com a sua simplicidade. Nestas páginas encontramos um Jesus humano quer nas virtudes quer nos defeitos e conseguimos rir com o seu sarcasmo, sentir emoção com os seus dilemas, sofrer com a sua dor e ficar encantados com a sua definição de Deus. Impossível ficar indiferente a esta leitura.