Sobre o livro
O terceiro número presta homenagem a Emanuel Jorge Botelho, entrevistando-o e dando a conhecer alguma prosa e poemas de sua autoria, que foram também traduzidos para inglês.
É também homenageada a obra de Adelaide Freitas, de João de Melo e a dos poetas florentinos esquecidos, Pedro da Silveira e Alfred Lewis, e o icónico Moby Dick, de Herman Melville.
O dossier da grotta 3 é dedicado aos poetas galegos, em jeito de agradecimento pela publicação de textos de autores portugueses na revista de poesia galega Olga, dirigida por Vicente Araguas, coordenador responsável por este mesmo dossier.
À semelhança dos números passados, esta edição conta com vários contos e poemas de diferentes autores, como Gonçalo Tocha, Judite Canha Fernandes, Luís Rego, Ana Paula Costa, Victor-Hugo Forjaz, Teresa Canto Noronha, Maria João Dodman, Noberto Ávila, Diogo Ourique, Alexandre Borges, Bruno Baldaia, João Rasteiro, entre outros.