Sobre o livro
Esta dissertação pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de
abordagem do problema da renovação de plataformas ferroviárias em serviço, em particular no
que se refere aos estudos de avaliação da capacidade de carga e técnicas de reforço. A
referida metodologia foi desenvolvida com o objectivo de apoiar os projectos de renovação das
vias ferroviárias existentes em Portugal.
Os principais aspectos abordados são os mecanismos que contribuem para a degradação das
vias férreas, a caracterização "in situ" das plataformas, as existentes e as que são renovadas, o
comportamento mecânico dos materiais que as constituem (os existentes e os das camadas a
colocar) e os procedimentos para a sua caracterização.
Procedeu-se à descrição dos elementos que constituem as vias férreas balastradas e do seu
funcionamento, quando sujeitas às acções impostas pelos comboios. Apontam-se algumas das
vantagens deste tipo de solução estrutural clássica, quando comparada com outras.
Referem-se os principais mecanismos que contribuem para a deterioração do estado da via.
Analisam-se os métodos que normalmente são utilizados no dimensionamento deste tipo de
infra-estruturas de transporte.
Desenvolveu-se uma pesquisa no sentido de estabelecer os procedimentos mais adequados
para a caracterização da subestrutura das vias férreas antigas e renovadas. A selecção desses
métodos contemplou diversas variáveis, quer relacionadas com as características intrínsecas
dos métodos, quer com as restrições relativas às obras onde foram utilizados.
Apresenta-se uma revisão bibliográfica que é o estado de arte do conhecimento do
comportamento dos materiais granulares, semelhantes aos que normalmente constituem as
camadas de apoio das vias férreas. Apresentam-se os modelos numéricos que têm vindo a ser
utilizados para a representação desse comportamento.
A realização de um número elevado de ensaios sobre os materiais e as camadas que
constituem a subestrutura antiga das vias férreas da Linha do Norte permitiu a obtenção de um
importante acervo de dados, com os quais foi possível estabelecer algumas correlações entre
diversas características físicas e de estado dos materiais e o módulo de deformabilidade
reversível, e entre este e a resistência à penetração medida pelo penetrómetro dinâmico ligeiro.
Desenvolveram-se estudos laboratoriais e num trecho experimental visando a aplicação do
método do georradar para determinação da espessura das camadas de apoio da via férrea.
Procedeu-se a uma campanha de ensaio num subtroço da Linha do Norte.
O desenvolvimento de um equipamento de carga triaxial cíclica de grandes dimensões (Ø =
300 mm) permitiu a caracterização mecânica, em laboratório, do balastro contaminado e dos
agregados britados de granulometria extensa que constituem as novas camadas da
subestrutura da via férrea. Essa caracterização mostrou que alguns dos modelos constitutivos
já validados por outros investigadores, para outros materiais, se adaptam bem ao
comportamento dos materiais agora analisados.
A modelação física de subestruturas da via férrea em fossas de ensaios, onde se construíram
provetes prismáticos de grandes dimensões (2,2×2,2×1,0 m3 e 4,0×4,0×2,8 m3), permitiu
reproduzir, no essencial, as condições físico-mecânicas das subestruturas das vias férreas
antigas e daquelas que são renovadas. Os ensaios realizados nestes modelos evidenciaram
alguns aspectos importantes do comportamento destas subestruturas, nomeadamente no que
se refere à sua deformabilidade e ao comportamento que exibiram quando sujeitas a ensaios
de cargas repetidas.
A aplicação de diversos métodos não destrutivos na caracterização física e mecânica da
subestrutura da via férrea, e a comparação dos resultados obtidos com cada um deles permitiu
avaliar a potencialidade de cada um desses métodos, e estabelecer valores de referência do
módulo de deformabilidade equivalente em diversas situações.
A modelação numérica da subestrutura da via férrea, através de um programa onde se
implementaram os modelos constitutivos estabelecidos com base em ensaios laboratoriais,
permitiu reproduzir os resultados dos ensaios realizados no modelo físico. A modelação
numérica da via, contemplando a superstrutura e a subestrutura, permitiu avaliar a resposta em
termos de tensões e deformações das camadas de apoio e da fundação, quando sujeitas às
cargas impostas pelos comboios e à influência das condições climáticas.
Finalmente, apresentam-se as conclusões mais relevantes dos estudos realizados e
estabelecem-se linhas de desenvolvimento futuro no domínio da caracterização dos materiais
granulares e das camadas da subestrutura das vias férreas.
Descritores: Linha férrea / Balastro / Fundação da via férrea / Deformabilidade da via férrea /
Capacidade de carga / Camada de fundação / Renovação de caminho de ferro /
Ensaio de penetração / Ensaio in situ / Ensaio laboratorial / Simulação numérica /
Ensaio em modelo / Tese / PT