Quando sopra o vento norte
de Daniel Glattauer
Sobre o livro
"Escreva-me Emmi. Escrever é como beijar, mas sem lábios. Escrever é beijar com a mente."
Quando sopra o vento norte é um romance divertido, animado e irresistivelmente cativante, cheio de reviravoltas, sobre um caso de amor vivido exclusivamente por e-mail.
Tudo começa por acaso: Leo recebe por engano alguns e-mails de uma desconhecida chamada Emmi. Educadamente, responde-lhe e Emmi retribui.
Esta troca de e-mails desperta uma curiosidade intensa entre os dois e, quase de imediato, Emmi e Leo começam a partilhar confidências e desejos íntimos.
A tensão entre ambos aumenta, e o encontro parece iminente. Mas Emmi e Leo adiam o momento. Porque, afinal de contas, Emmi é casada e feliz.
Serão os sentimentos que nutrem um pelo outro suficientemente profundos para sobreviver a um encontro real? E, depois desse momento, o que os espera?
Acho que o tempo que levamos a ler um livro é um reflexo também do quanto gostamos de o ler... E este li-o em quatro horas, sem parar. Fiquei completamente preso na troca de emails entre estes dois personagens, acompanhando a evolução de uma troca cordial de mensagens até belas "cartas" dedicadas um ao outro. Aqui vê-se que o amor pode existir mesmo sem estar juntos fisicamente.