Processos Participativos e Artísticos em Contextos de Diversidade
(2ª Edição)
de Ana Paula Caetano, Carolina Carvalho, Ana Luísa Paz e Isabel Pimenta Freire
Grátis
Sobre o livro
O livro que agora se apresenta elege a temática da participação e da sua relação com as artes em contextos diversos, nomeadamente em contextos escolares e comunitários. Entendemos a participação como um processo ativo de interação, que inclui processos de escuta, de diálogo e de cogestão na tomada de decisão e no desenvolvimento de projetos.
À semelhança de Geest (2013), consideramos que os processos artísticos podem constituir processos de participação ao criarem espaços de empoderamento e emancipação e ao combinar qualidades estéticas com qualidades éticas, relacionais e políticas. Deste modo, entendemos que os processos artísticos e de participação são intrinsecamente processos educativos.
As investigações aqui apresentadas assumem, na sua maioria, uma perspetiva crítica e uma abordagem metodológica participativa, com uma orientação de investigação-ação, na qual os processos artísticos se constituem como processos investigativos.
A produção com os participantes de documentários participativos, de narrativas multiculturais, de livros manufaturados, de dinâmicas e workshops de educação artística, são alguns exemplos desta simbiose entre processos educativos, participativos e artísticos.