Grátis
Sobre o livro
Dos fumados «carcinogénicos» ao infame óleo de palma, dos misteriosos «açúcares adicionados» ao temível sal, a comida de hoje mais parece um inimigo do qual temos de nos defender do que um dos grandes prazeres da vida. Graças ao marketing hiperagressivo e aos muitos arautos da desgraça que usam as redes sociais para espalhar informações alarmistas sem base científica, quantos mais alimentos temos ao nosso dispor, mais eles nos causam ansiedade e desconfiança. «Isto faz bem ou faz mal, sim ou não?», é a pergunta que todos nos fazemos sempre que nos põem um prato à frente.
Mas como saber em que informação devemos realmente confiar? O segredo é compreender como é de facto feita a investigação científica para sermos capazes de distinguir a ciência da aldrabice.
Em Posso comer ou faz-me mal? - Manual de autodefesa alimentar, Dario Bressanini, o maior comunicador de ciência de Itália, ajuda-nos a evitar cair nas armadilhas da publicidade, do marketing e dos mitos mirabolantes, como o do chocolate que emagrece (e que também ajuda a ganhar prémios Nobel), o açúcar dietético ou o efeito milagroso do sal rosa dos Himalaias.
Numa linguagem simples e recorrendo à análise científica profunda que o caracteriza, o autor desconstrói muitos dos nossos maiores medos em relação à comida, para que possamos fazer escolhas alimentares mais sensatas e saudáveis sem perdemos o sono e a tranquilidade.