Grátis
Sobre o livro
Por Dentro do Terceiro Reich é um testemunho valioso de um homem que durante 12 anos esteve ao lado de Adolf Hitler. Como seu amigo próximo, como arquiteto do regime, como ministro do Armamento e, por fim, como seu crítico. Speer traça, nestas memórias, um retrato completo e único do regime nacional-socialista e do seu líder.
De forma honesta, lúcida, sem fugir às suas responsabilidades, nem apresentando desculpas, é implacável para consigo e para com os seus colaboradores, nomeadamente com Hitler, descrito como um homem simples, sem humor, com uma leitura fantasiosa da realidade, mas com poder de convicção e uma certa magia. O homem a quem foi leal, dedicado, tornando-se no seu braço-direito.
Responsável por remodelar Berlim - construindo edifícios megalómanos que fizessem jus à grandeza do regime nazi, como a nova Chancelaria ou o Arco do Triunfo -, manteve a máquina de guerra em funcionamento e afirmou desconhecer os crimes cometidos nos campos de concentração.
Albert Speer foi condenado em 1948, pelo Tribunal Internacional de Nuremberga a 20 anos de prisão.
Estas memórias são um documento único para compreender um período fulcral da nossa história recente.
Rui Ramos in Prefácio
«Estas memórias propõem-se explicar algumas das causas que conduziram quase forçosamente à catástrofe na qual aquela época terminou. Queria mostrar as consequências do facto de um só homem concentrar nas suas mãos um poder ilimitado, e também esclarecer que tipo de homem era. No Tribunal de Nuremberga disse que, se Hitler tivesse tido amigos, eu teria sido um deles. Devo-lhe tanto os entusiasmos e a glória da minha juventude como o horror e a culpa que chegaram depois.»
Albert Speer in Prólogo