Pode Portugal Ter Uma Estratégia?

de Bruno Cardoso Reis 

Bertrand.pt - Pode Portugal Ter Uma Estratégia?
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Edição: junho de 2019
Formatos Disponíveis:
Portes
Grátis
10%
3,50€
Poupe 0,35€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

É uma evidência: por ser limitado em gente e recursos, Portugal dependeu sempre das relações com o exterior. Daí que seja importante questionar se, ao longo da história, temos seguido a estratégia mais eficaz para garantirmos uma boa inserção num mundo incerto.

O presente ensaio aponta para um problema central na cultura estratégica portuguesa, que é a aversão ao planeamento sistemático.

Falta-nos capacidade de análise, planificação e coordenação do conjunto dos meios do Estado para antecipar ou responder a ataques, crises, emergências. No entanto, ao contrário do que alguns defendem, um país como Portugal não só pode, como deve ter uma grande estratégia nacional, que articule sistematicamente uma visão do seu lugar no Mundo e tire o máximo partido das suas capacidades. É o que se propõe neste ensaio.

Da mesma coleção

Nós e os Outros
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
5,00€
Fundação Francisco Manuel dos Santos
O Universo - Do Big Bang aos Buracos Negros
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
3,50€
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Pode Portugal Ter Uma Estratégia?
ISBN:
9789898943415
Ano de edição:
06-2019
Editor:
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Idioma:
Português
Dimensões:
153 x 247 x 7 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
120
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Ensaios FFMS

Quem comprou também comprou

Portugal Entre a Europa e Além-Mar
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
3,50€
Edições Minerva Coimbra
Uma Constituição para uma Terceira República
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,00€
Edições Colibri
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.