Para que Nada Se Perca
de Raniero Cantalamessa
Sobre o livro
O objetivo deste livro, segundo o autor, é ser uma pequena "cesta" onde possa levar algumas migalhas daquele banquete àqueles que, naquele tempo, ainda não tinham nascido ou eram demasiado pequenos para tomarem parte ativa no Concílio.
O autor, pregador oficial da Casa Pontifícia, procurou desenvolver uma reflexão sobre os principais documentos do Concílio que são as quatro «constituições»: sobre a Igreja (Lumen gentium), sobre a Liturgia (Sacrosanctum Concilium), sobre a Palavra de Deus (Dei Verbum) e sobre a Igreja no mundo (Gaudium et spes) e, ainda, o «decreto» sobre o Ecumenismo (Unitatis redintegratio).
«O Concílio Vaticano II foi um acontecimento de grande criatividade e fervor espiritual, uma espécie de multiplicação, ou fermentação, do pão da Palavra e do Espírito. Terminada a celebração do seu quinquagésimo aniversário, é inevitável que a pressão dos eventos e os novos problemas levem a que o evento conciliar seja visto sobre um fundo cada vez mais longínquo e desfocado, enquanto há nele "conquistas para sempre" que
a Igreja nunca deveria perder de vista. A minha vontade é ser um pequenino "canistrel", uma cestinha, para que possa levar algumas migalhas daquele banquete àqueles que, naquele tempo, ainda não tinham nascido ou eram demasiado pequenos para tomarem parte ativa no Concílio.»