Grátis
Sobre o livro
Quando o corpo de uma mulher é encontrado no farol da cidade islandesa de Akranes, rapidamente se descobre que não se trata de uma forasteira. A detetive principal, Elma - que regressou à cidade natal na sequência de uma rutura amorosa -, juntamente com os colegas Saevar e Hördur, dá início a uma difícil investigação, que revela um segredo chocante no passado da vítima. Este segredo continua a ter efeitos no presente. À medida que as descobertas se sucedem, crimes que permaneceram muito tempo ocultos virão à luz, e irão sacudir toda a comunidade. E enquanto se vão removendo os escombros das memórias destruídas daquelas pessoas, o trio de detetives terá de conseguir escapar às ameaças, que se vão tornando cada vez mais sérias, e encontrar justiça… antes que seja demasiado tarde. Escrito primorosamente, este thriller perturbador, claustrofóbico e arrepiantemente atmosférico, é o primeiro de uma série eletrizante, por uma das mais talentosas autoras islandesas.
The Times
«Estamos habituados a que os escritores islandeses façam baixar a temperatura – de várias maneiras – e Ægisdóttir provou ser adepta desta arte de fazer arrepiar. Elma é uma personagem complexa e memorável.»
Financial Times
«Complexo, emocionante e comovente.»
The Times
Já li muitos autores nórdicos e estava com grande expectativa sobre este até porque as criticas eram muito boas. Mas o livro não me convenceu e quando já faltavam poucas paginas para terminar e eu achar que a historia ainda tinha muitas pontas soltas... acabou!! Será que tem continuação no livro 2?
Hoje apresento-vos uma nova voz dos thrillers nórdicos. Eva Björg Ægisdóttir no seu livro de estreia descreve a sua cidade natal. Uma pequena localidade onde todos se conhecem. Elma, a detetive protagonista, tenta descobrir o que aconteceu a uma mulher cujo corpo é encontrado junto ao farol. Essa mulher escondia vários segredos e vamos descobri-los pouco a pouco. A narrativa alterna entre o passado e o presente, com capítulos que relatam partes da infância da vítima. Gostei especialmente da ambientação. Adoro livros que se passam em pequenas cidades, onde as localidades se tornam parte integrante da história. E este foi especial por se passar na Islândia, com uma paisagem e uma atmosfera tão diferentes das nossas. Também simpatizei com Elma, e fiquei curiosa acerca do seu passado. Só no final é que conseguimos desvendar um pouco do mistério associado a esta personagem. O crime e tudo o que o envolve também foi muito interessante, abordando temas sensíveis. A autora mostra-nos como, mesmo numa pequena comunidade, as pessoas tendem a fugir dos problemas que não são seus e optam por fechar os olhos, assim como, os poderes e os favores têm demasiada importância, até numa investigação de assassinato. É um livro com um ritmo lento, personagens ricas, atmosfera bem desenvolvida. Fiquei curiosa para ler os próximos livros desta série, até porque o final ficou um bocadinho em aberto e eu preciso de saber mais. Boas leituras! MJ¿¿