O Resgate de Freud
A fuga de Sigmund Freud para a liberdade após a anexação nazi da Áustria
de Andrew Nagorski
Grátis
Sobre o livro
Em março de 1938, soldados alemães atravessaram a fronteira germano-austríaca. Hitler anexava, assim, a Áustria no Terceiro Reich. Antecipando estes acontecimentos, muitos judeus haviam abandonado o país, mas o mais famoso dos judeus austríacos permaneceu em Viena, onde vivia desde a infância. Sigmund Freud tinha 81 anos, sofria de cancro e estava convencido de que a anexação nazi não representava uma ameaça para ele.
Mas um grupo de pessoas proeminentes próximas de Freud não era dessa opinião e iniciou um esforço coordenado para persuadi-lo a deixar a sua amada Viena e a emigrar para Inglaterra. O grupo incluía um médico galês, uma descendente de Napoleão Bonaparte, um embaixador americano, a filha mais nova de Freud e o seu médico pessoal. A eles juntar-se-ia um burocrata nazi…
Com o ritmo de um romance, O Resgate de Freud conta-nos como este notável coletivo conseguiu finalmente convencer Freud - um homem que se supunha conhecer a mente humana como ninguém - a emergir do seu profundo estado de negação, logrando resgatá-lo das malhas da Áustria nazi para que pudesse instalar-se a salvo em Londres.
Este livro é simultaneamente uma nova biografia incisiva sobre Freud e uma biografia coletiva dos extraordinários amigos que o salvaram das mãos dos nazis.
Sylvia Nasar, autora de Uma Mente Brilhante
«Tão excitante como um romance de espionagem, a magistral narrativa de Andrew Nagorski revela como um grupo eclético de amigos de Sigmund Freud, que vai de um embaixador americano a uma princesa nascida em França, se juntou para fazer o que parecia ser impossível: arquitetar a sua fuga da Áustria controlada pelos nazis, com a Gestapo no seu encalço. Os seus esforços bem-sucedidos sublinham o quão poderoso o amor, a lealdade e a amizade podem ser, mesmo no meio do mal avassalador.»
Lynne Olson, autora de Madame Fourcade’s Secret War
«Uma análise fascinante do exílio, da velhice e da amizade. Nagorski usa a sua clareza característica para contar uma história incontável sobre um homem conhecido. Altamente entusiasmante e não menos historicamente ambicioso para ele. John Le Carré cruza-se com Ian Kershaw.»
Emma Szewczak, autora de Offset
«Com a sua clareza característica e pesquisa meticulosa, Nagorski produziu mais uma vez uma obra magistral. O Resgate de Freud é um livro absorvente, misturando biografia e fuga narrativa, e faz-nos recordar que os historiadores precisam de prestar atenção não só às palavras, mas às relações.»
Rebecca Erbelding, autora de Rescue Aboard
«Parte biografia envolvente do pai da psicanálise, parte retrato vívido do círculo de notáveis que salvaram Sigmund Freud dos nazis. O Resgate de Freud captura o poder de autoilusão e negação entre as mentes mais brilhantes.»
Kati Marton, autora de The Chancellor
Kirkus Reviews
«A vida vibrante de Sigmund Freud em Viena e a fuga da Gestapo são contadas nesta história cativante... O resultado é um olhar revigorante para um capítulo menos conhecido da vida bem documentada de Freud.»
Publishers Weekly