O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz
de Jeremy Dronfield
Sobre o livro
A inspiradora luta de um pai e um filho para permanecerem juntos e sobreviverem ao Holocausto. Uma história real verdadeiramente emocionante.
Viena, anos de 1930. A família Kleinmann vive um dia-a-dia pacato e tranquilo. Gustav trabalha como estofador e Tini trata da casa e dos quatro filhos: Fritz, Edith, Herta e Kurt.
Mas, com a anexação nazi da Áustria, a normalidade da vida dos Kleinmann dissipa-se abrupta e dramaticamente. Os vizinhos viram-se contra eles, o negócio de Gustav é-lhe retirado e a ameaça paira sobre toda a família de forma cada vez mais alarmante.
Gustav e Fritz são dos primeiros judeus austríacos a ser presos. Destino: Buchenwald, na Alemanha. Assim começou uma inimaginável provação - várias vezes espancados, quase mortos à fome e brutalmente forçados a construir o próprio campo de concentração em que estavam detidos. Ao longo dos horrores que testemunharam e do sofrimento por que passaram, uma constante ajudou a mantê-los vivos: o amor entre pai e filho.
Quando Gustav recebeu ordem de transferência para Auschwitz, uma sentença de morte certa, Fritz viu-se perante um dilema: deixar o pai morrer sozinho ou ir com ele...
Baseado no diário secreto de Gustav e numa meticulosa pesquisa documental, este livro conta a sua história, e a de Fritz, pela primeira vez - uma história única e absolutamente incrível de coragem, amor e sobrevivência face ao terror sem paralelo que foi o Holocausto.
O Rapaz Que Seguiu o Pai para Auschwitz confronta-nos com o pior e o melhor da humanidade. E com o espantoso poder do afecto e do espírito humano.
Comentários
-
Excelente livro
Trata-se de um livro que nos chama à realidade do que aconteceu há bem pouco tempo na História Mundial. Sou Professor de História e Geografia de Portugal, mas não deixo em vão os assuntos relacionados com o Holocausto. Fazem parte da história, da nossa história. Não podemos esquecer este massacre que existiu, nem deixar que morra esquecido. Este livro mostra-nos todas as crueldades que foram cometidas e a história de um pai e de um filho que nunca desistiram. Dos melhores livros que li ultimamente. Recomendo vivamente!
Um livro que nos conta o que aconteceu há bem pouco tempo na História Mundial. Este livro mostra-nos todas as crueldades que foram cometidas e a história de um pai e de um filho que nunca desistiram.
Uma história muito boa passada numa das mais marcantes épocas do mundo.
Este livro conta-nos a história de Gustav e Fritz, pai e filho, que foram dois heróis que sobreviveram juntos ao período mais negro da história. Um período que jamais deve ser esquecido e ignorado por nós. Um relato de como o amor entre pai e filho pode salvar mundos e fundos. Recomendo!
Uma leitura marcante pelo seu contexto histórico e o fundo de realismo. Baseado no diário que pai e filho conseguiram esconder nos campos. Vale muito a pena.
História emocionante que retrata a história de um pai e filho judeus que lutam para permanecerem juntos e sobreviverem juntos ao Holocausto. Trata-se de mais um livro que nos descreve o holocausto e que apesar de todo o sofrimento e momentos de tortura a que foram sujeitos, pai e filho foram conseguindo ultrapassar todas as provações devido ao amor que os unia.
Este livro confronta-nos com o pior e o melhor da humanidade. E com o espantoso poder do afecto e do espírito humano.
Um livro com uma história real que devia ser ficção pela brutalidade descrita e que foi infligida a uma família que vivia de uma forma normal e feliz até ser presa pelo regime Nazi. Uma história de coragem e amor de um filho que abdica da liberdade para ir com o pai. Uma leitura que prende a atenção da primeira à ultima página.