O Rapaz do Pijama às Riscas
de John Boyne; Tradução: Cecília Faria e Olívia Santos
Descubra mais VER +
Sobre o livro
Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…
Comentários
-
O Rapaz do Pijama às Riscas
É um livro que se passa durante o holocausto onde nasce uma grande amizade entre dois rapazes. Apesar das diferenças culturais entre um menino judeu e um menino alemão e terem uma cerca a separá-los, acabam por se tornar grandes amigos. Se gostou deste livro recomendo que leia também: O diário de Anne Frank de Anne Frank O rapaz de caixote de madeira de Leon Layson
-
O Rapaz do Pijama às Riscas
Se gostou deste livro, pode gostar de Um Dia de Morris Gleitzman, livro extraordinário para conhecer mais historias da segunda guerra mundial, mas também com uma grande lição de vida.
Uma história sobre o Holocausto onde já sabemos de antemão exatamente como vai acabar, esperava mais do enredo propriamente dito, achei a narrativa demasiado básica para uma amizade nascida entre dois rapazes num sitio onde todos sabemos as atrocidades que foram cometidas mas que no fundo passa a mensagem que a amizade supera tudo e no final as escolhas definem a tragédia das personagens envolvidas.
Uma história triste que se passa num campo de concentração. Uma realidade dura contada pelos olhos inocentes de uma criança. Um livro que todos devem ler!
Livro extremamente realista e que prova como foi um grande acontecimento da nossa história. É cativante perceber o que uma criança explora quando "não sabe o que se passa à sua volta" e a simplicidade dos seus gestos ganham forma quando desafia o que não esperavam de si. Mais que isso, a forma como posteriormente o pai envolve a criança no seu jogo para que tudo aquilo lhe passe despercebido é... De deixar sem palavras. Grande, grande livro!!
Retrata a história de dois meninos que se tornam amigos durante o holocausto. Bruno um menino alemão filho de um general alemão e Samuel um menino judeu, magrinho e com uma cara triste, que estava num campo de concentração. Um menino da sua idade que usava um pijama às riscas. E é aí que começa uma grande amizade e se tornam os melhores amigos. Uma história linda que retrata a terrível vida das pessoas na época do Holocausto.
Este livro é de uma beleza extrema. Está escrito sob o ponto de vista de uma criança pequena, usando a sua linguagem para descrever tudo o que vê ao seu redor, demonstrando uma inocência enternecedora. Foi um livro que me tocou, porque é simples mas acaba por pesar muito devido ao tema dos campos de concentração.
Das primeiras leituras que fiz sobre a temática do holocausto, é um livro que me vejo sempre obrigada a mencionar como sugestão, não só para crianças como também para adultos. Duas crianças com uma amizade tida em segredo, que nos mostram a inocência e a noção de amizade, de humanidade e de entreajuda que muitas vezes nos faltam. Uma lição de vida passada numa época de terror. Um pequeno livro com tanto a dizer.
Esta obra relata a amizade entre duas crianças que pertencem a mundos diferentes mas são só crianças que querem explorar um mundo que ainda não compreendem. Cheio de emoção e carinho é um livro incrível sobre a temática do holocausto, sobre a amizade e sobre a inocência de se ser criança rodeada de factos que nunca deveriam ter acontecido.
"O rapaz do pijama às riscas" conta-nos a história comovente da amizade entre um menino judeu e o filho de um general nazi. É um livro brilhante que nos mostra a inocência das crianças e nos ensina que o ódio não é algo que nasce connosco mas sim algo incutido. Recomendo vivamente este livro a todos os que se interessam pela temática do Holocausto.
Amizade entre dois meninos, um filho de judeu e o outro filho de um general. Conheceram-se quando Bruno decide investigar até onde vai a vedação da sua nova casa e do outro lado vê um menino de pijama as riscas. Uma linda história de amizade mas com um fim trágico. Retrata a terrível vida das pessoas na época do Holocausto. Para todas as idades, pois ensina os valores da humanidade.
Aos leitores que se envolvem com cada palavra escrita e querem saber um pouco mais da realidade passada na 2ª Guerra Mundial, esta obra tem Tudo em poucas palavras. Uma amizade dita como improvável entre um menino judeu e o filho de um general. Uma história com um fim trágico e inesperado. Recomendo a leitura do Diário de Anne Frank, o Rapaz no Cimo da Montanha e o Rapaz do Caixote de Madeira.
Uma amizade improvável! Passado na época do Holocausto, uma altura negra da história, este livro ternurento onde a amizade não tem barreiras muito menos físicas. Os judeus eram perseguidos e a inocência aqui mostrada é reveladora. Duas vidas tão diferentes que ultrapassam as barreiras da maldade humana e dão-nos uma lição que não podemos esquecer.
Numa época de guerra em que os judeus eram levados para os campos de concentração, maior parte deles acabavam por morrer. Esta é a historia de amizade entre dois meninos Bruno e Shmuel, Bruno menino alemão filho do general alemão e Shmuel, o menino magrinho e com uma cara triste, que estava num campo de concentração. Estes por coincidências acabam por se conhecer e criar uma grande amizade. Entre estas duas crianças não havia racismo nem religião apenas amizade. Uma História linda de amizade com um final inesperado e triste.
Conta a história de um menino de 9 anos, o Bruno que se viu obrigado a deixar a sua vida e casa luxuosa e ir para outra cidade onde não conseguia encontrar ninguém para brincar com ele. Um dia Bruno encontra um rapaz da sua idade que usava um pijama às riscas. E é aí que começa uma grande amizade e se tornam os melhores amigos. Se gostou do livro O Rapaz do Pijama às Riscas, então vai adorar o livro o Diário de Anne Frank.