O Método Montessori
de Agostinho da Silva
Sobre o livro
Nascida em 1870, Maria Montessori foi a primeira mulher italiana a doutorar-se em Medicina. Especializada em Psiquiatria, interessou-se pelas crianças deficientes, acreditando que precisavam muito menos da Medicina do que de um bom método pedagógico.
Numa primeira fase, Maria Montessori apoia-se em estudos efectuados em Londres e Paris, cidades aonde frequentemente se desloca. Em 1907 abre a primeira Casa dei Bambini, para crianças dos 3 aos 7 anos. Muitas se lhe seguiram e, em breve, o seu método foi adoptado noutros países da Europa e da América.
A sua formação intelectual leva-a a buscar os fundamentos do seu método não em razões de ordem filosófica ou social, mas em resultados científicos, que encontrou nas disciplinas biológicas de Lamark e De Vries.
Neste livro, Agostinho da Silva dá conta de como Maria Montessori desenvolveu e aperfeiçoou um método pedagógico, que envolve não só a aprendizagem dos alunos como a formação de professores.
A passagem do tempo e os progressos entretanto verificados no domínio do tratamento de crianças deficientes não lhe retiram o valor, pois os princípios fundamentais nos quais se apoia o método Montessori ainda hoje constituem a base da prática pedagógica das escolas mais avançadas.