François Stirn
Biografia
François Stirn, agregado de Filosofia, ensina em Saint-Omer, França. Autor de numerosas obras, entre as quais vinte cinco livros fundamentais para a compreensão do mundo moderno.
Em destaque VER +
Os Grandes Pensadores Contemporâneos
A incerteza não data de hoje. «A humanidade sempre viveu na incerteza. Para os nossos antepassados caçadores-recolectores, a caça era algo de aleatório» (Edgar Morin). Mas o «sentimento de incerteza» parece ter-se avivado e generalizado. O mundo encontra-se numa fase particularmente incerta. Tudo isto porque, talvez, os fundamentos das convicções, quer antigas ou modernas, se desmoronaram uns atrás dos outros nesta segunda metade do século XX.
A época contemporânea foi, frequentemente, caracterizada pelo «fim das certezas». A inquietude cresceu. não se consegue mais converter a desordem em ordem renovada. Nesta obra o autor pretende seguir as manifestações dessa mesma inquietude em três domínios: no filosófico — com as interrogações sobre o sujeito —, no moral — o problema do seu fundamento — e no epistemológico — a crise da razão, a verdade em questão, o caos. Esta é uma obra base imprescindível a todos os que iniciam o estudo da filosofia, ou consideram que a grande revolução é a do Pensar.