Ajuda-me Mãe!!!... Que eu não sei correr...
de Ana Quitério
Grátis
Sobre o livro
Ler o livro da Professora Ana Quitério intitulado Ajuda-me Mãe!!!... Que eu não sei correr… constitui uma oportunidade única para quem se interessa pelos temas da educação, quer na escola, quer na família. A obra centra-se, sobretudo, na vertente do cuidar dos mais novos, essa dimensão que deve sobrepor-se aos diferentes modelos de organização familiar às muitas dificuldades atuais da família e ao contexto de crise social que vivemos. Cuidar significa não só tomar conta, mas também amar e ajudar a crescer numa perspetiva de autonomia, como se pode verificar nestas páginas. A reflexão sobre a família e a escola, com destaque para as questões relacionadas com a Educação Física, surgem neste livro, escrito em linguagem acessível mas cheia de atenção e afeto para com as crianças.
Daniel Sampaio
Diretor do Serviço de Psiquiatria do Hosp. Sta. Maria
Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental - Faculdade de Medicina de Lisboa
Não há muito tempo, houve quem sugerisse retirar a filosofia dos programas escolares. Mais recentemente atacaram a Educação Física. Há gente que parece empenhada em embrutecer a espécie. Economia e finança não são a mesma ciosa. Embora a "ditadura" da finança - promotora de ritmos consumistas, de alienação e ofensa à natureza - queira impor-se no ser e no estar.
Este livro é mais do que um alerta. É a própria consciência cívica que fala e interpela. Podemos identificar-nos com um ou outro personagem. Mas em todos nos revemos. Porque são reais. Retratam uma sociedade doente na qual é urgente reforçar a importância da dinâmica familiar. Na sua estreia editorial, Ana Quitério expõe-se enquanto especialista em motricidade humana. Na academia, na experiência concreta da escola e da família. Não faz apenas o elogio da vida saudável. Coloca-nos diante do essencial. A vida humana é um processo de relações. Físicas e mentais. Com razão e emoção. Sentido e sentimentos. E ninguém é feliz sozinho.
Joaquim Franco
Jornalista. Investigador sobre a temática religiosa. Escritor
Um livro de obrigatória leitura para todos os que se relacionam com crianças. Notável sensibilidade sobre as culturas de infância e a complexidade existente no processo de desenvolvimento humano.
Carlos Neto
Professor na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
Neste livro recheado de argumentos humanizados sobre as nossas vidas, a autora Ana Quitério, a pretexto de "ajudar" um (a) filho (a) a correr, ou seja, da relação pais e filhos, fala-nos de "nós" e o prazer de existirmos em ação pela relação e comunicação. Oferece-nos numa escrita lúcida e objetiva, um análise de vidas reais, retratos pormenorizados do quotidiano da saúde e do bem estar com prazer.