O Legado
Vol. 1 da série DNA
de Yrsa Sigurdardóttir
Grátis
Sobre o livro
Uma jovem mulher é brutalmente assassinada na sua casa, em Reiquejavique. A única testemunha é a filha de sete anos, mas a criança não fala. Quando uma segunda mulher é assassinada, a polícia fica literalmente sem saber o que fazer. Entretanto, um radioamador recebe mensagens peculiares que o põem em conexão com as mulheres assassinadas, e a curiosidade move- -o a começar uma investigação por conta própria. Huldar, o detetive responsável por este caso, e Freyia, a psicóloga que tem a cargo a miúda - que presenciou o homicídio -, são obrigados a trabalhar em conjunto. Mas esta colaboração não é fácil: poucas semanas antes tinham-se conhecido num bar e passado a noite juntos, e, na manhã seguinte, ao acordar, Freyia constatara, dececionada, que Huldar - que se dera a conhecer não como polícia, mas como um carpinteiro recém- -chegado à cidade - se eclipsara.
Autora cimeira do supense (e dos tops de vendas) na Escandinávia e em todo o Mundo, Yrsa Sigurdardóttir mostra mais uma vez a sua competência na criação de uma história de grande ritmo narrativo, personagens inesquecíveis e uma intriga de grande inteligência.
O Legado é o primeiro livro da série DNA, também conhecida como «série Freyia e Huldar». Seguir-se-ão Abismo e A Absolvição.
The Times
Comentários
-
Ridículo
O Legado é bom candidato ao mais ridículo livro policial de sempre. Pelos erros no enredo e pela qualidade da literatura. O motivo para os crimes brutais é absurdo e, provavelmente, nunca terá acontecido. No início, os detectives ouvem uma criança relatar que o criminoso tinha uma enorme cabeça negra mas só a meio do livro é que, finalmente, compreendem que aquele usava um capacete. Por fim, a escritora parece não conhecer uma das regras básicas da literatura que é mostrar as características psicológicas dos personagens em vez de as anunciar ao leitor (show instead of tell). Só num capítulo, um dos personagens é adjectivado pelo menos quatro vezes como falhado ou fracassado. E se somarmos a isto algumas divagações sobre o sentido da vida dignas de uma revista cor de rosa, então o desastre é total.
-
Muito bom
Para quem gosta de policiais nórdicos não pode perder esta série. O Legado é o primeiro livro. Muito bem escrito, diversidade de personagens e um enredo que consegue surpreender até ao fim. Aguardo ansiosamente pela leitura do segundo volume: Abismo.
Para quem gosta de policiais e thriller, esta obra é um pouco lenta e descritiva, sendo a sua narrativa pouco empolgante. Uma série de personagens que aos poucos se vão entrelaçando na história e um conjunto de códigos que mais tarde se revela decisivo para perceber o desfecho final.
Um intrigante quebra cabeças, que prende a atenção até à última página e que tem um desenlace surpreendente. Mexe com o sistema nervoso!