Grátis
Sobre o livro
Maalouf regressa com um ensaio geopolítico bastante aguardado. O autor, que tem sido um guia para quem procura compreender os desafios significativos do mundo moderno, oferece, nesta obra substantiva e profunda, os resultados de anos de pesquisa. Uma reflexão salutar em tempos de turbulência global, de um dos nossos maiores pensadores. de leitura obrigatória.
Uma guerra devastadora eclodiu no coração da Europa, reavivando dolorosos traumas históricos. Desenrola-se um confronto global, colocando o Ocidente contra a China e a Rússia. É claro para todos que está em curso uma grande transformação, visível já no nosso modo de vida, e que desafia os alicerces da civilização. Embora todos reconheçam a realidade, ainda ninguém examinou a crise atual com a profundidade que ela merece.
Como aconteceu? Neste livro, Amin Maalouf aborda as origens deste novo conflito entre o Ocidente e os seus adversários, traçando a história de quatro nações preeminentes.
Le Figaro
«A história de três forças - o Japão desde a era Meiji, a Russa soviética e a China comunista - que desafiaram os Estados Unidos e, em geral, o Ocidente.»
L’Express
«[Maalouf] analisa os profundos desequilíbrios globais contemporâneos e chega ‡s origens dos confrontos entre ‘o Ocidente e os seus adversários’, à luz da recente escalada do conflito entre Israel e o Hamas.»
Libération
«Para o ensaísta e académico Amin Maalouf, o modelo ocidental está em crise, mas não existe outro credível. Deve, portanto, ser reformado e partilhado. E, neste contexto, a Europa tem um grande papel a desempenhar.»
Le Soir
Comentários
-
Ocidente versus Oriente
Neste novo ensaio do consagrado escritor e pensador libanês somos confrontados com uma reflexão extremamente inteligente e lúcida sobre a geopolítica do mundo moderno e o futuro do mundo. O Ocidente tem vindo a enfrentar muitas guerras e os seus adversários são as 3 maiores forças económicas do mundo: Japão, Rússia e China. Está em curso uma grande transformação da sociedade que desafia o nosso modo de vida. O autor explica como toda a oposição ao Ocidente começou, as origens dos profundos desequilíbrios globais e considera a reforma do modelo ocidental como único caminho , uma vez que é o único que considera credível, apesar de tudo. De leitura obrigatória, um dos nossos maiores pensadores.
Um livro indispensável para quem quer saber mais sobre geopolitica que é um tema muito importante e que desperta cada vez mais curiosidade.