O Fabricante de Bonecas de Cracóvia
de R. M. Romero; Tradução: Fátima Andrade
Grátis
Sobre o livro
UMA ALUSÃO A ACONTECIMENTOS REAIS
OCORRIDOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Há guerra.
Há dor.
Mas há magia e há esperança.
Cracóvia, Polónia, 1939.
Por magia, uma boneca chamada Karolina adquire vida numa loja de brinquedos e torna -se amiga do amável e discreto fabricante de bonecas, que é também o proprietário da loja.
Quando a ocupação nazi se abate sobre a cidade, Karolina e o Fabricante de Bonecas têm de recorrer à magia para salvar, custe o que custar, os seus amigos judeus dos perigos iminentes que pairam sobre eles.
Reunindo uma atmosfera de magia, história, tradições e cultura local, esta impressionante narrativa fala -nos sobre como encontrar esperança e amizade nos lugares mais tenebrosos.
R.M. Romero tem um talento nato para a escrita e só o vem provar, uma vez mais, com a escrita de livro! “O Fabricante de Bonecas de Cracóvia” é uma verdadeira ode à esperança! Uma história emotiva e comovente que vai prender o leitor desde a primeira página!
Onde há magia, há esperança. E são estas as forças motoras que mantém vivo o amor e o instinto de sobrevivência numa época em que o racismo, o medo, o ódio e a xenofobia dominavam grande parte do mundo.
O mundo dos humanos está em guerra, o país dos brinquedos também. Uma história de uma amizade entre o fabricante de bonecas e a sua boneca que ganha vida. Uma história que nos faz sonhar, pensar. Sobre esperança. Sobre a necessidade de olharmos para os outros um pouco mais. Um livro com magia bom para adultos e miúdos. Adorei.
Duas guerras muito parecidas em dois mundos muito diferentes. Por um lado temos Cracóvia, durante a 2ª Guerra Mundial, os nazis a invadirem a cidade e a semearem o terror entre os seus habitantes, principalmente os judeus. Por outro temos o mundo mágico das bonecas, invadido por um exército de ratazanas indisciplinadas, que comem e partem tudo ao seu redor, sem respeito por nada. Assim Carolina, uma boneca deste mundo sobre ameaça, ganha vida nas mãos de um fabricante de bonecas de Cracóvia, e juntos vão tentar salvar muitas vidas de judeus. É um livro doce, que evoca muitos elementos mágicos, recheando a história de beleza, mas assistimos também à brutalidade, daquilo que foi a presença nazi. É um livro para os mais jovens, mas que também pode ser perfeitamente lido por adultos, desde que tenham sempre à mão um lenço, porque lágrimas vão ser vertidas.
Fabricante de Bonecas é um livro contado pela voz de uma boneca que ganhou vida. Passa-se na altura em que a Polónia é invadida pelos Nazis, enquanto paralelamente, o mundo das bonecas é também invadido por ''ratazanas gigantes''. Aqui vemos tudo o que fazem para ajudar os outros a sobreviver mas também o que fazem pela própria sobrevivência.
Esta história descreve Carcóvia no ano de 1939, onde a guerra e a dor predominam. Mas com um pouco de magia, amizade e esperança tudo é possível...