O Coração do Negócio
Os princípios de liderança e a chave para o sucesso
de Hubert Joly e Caroline Lambert; Tradução: Frederico Pedreira
Grátis
Sobre o livro
Hubert Joly, anterior CEO da Best Buy, que pegou numa empresa completamente em baixo e a transformou numa líder de mercado, desvenda o seu método para conseguir resultados extraordinários pondo as pessoas no centro do investimento.
As pessoas são absolutamente centrais num negócio. As empresas são organismos vivos feitos por elas, e não por máquinas ou processos inócuos e automáticos. Para as empresas crescerem, é preciso investir nas pessoas. Como? Todos devem ser ouvidos e envolvidos nos processos, para começar. Do mesmo modo, a integração num ambiente propício ao desenvolvimento de skills e à progressão de carreira é fundamental. A isto, acresce um princípio basilar: tratar o lucro como um resultado - e não como um objetivo per se.
O método de Hubert Joly é fácil de perceber mas, antes de o pôr em prática, o autor abre-nos a porta para a filosofia em que assenta. Para a assimilarmos, temos de reconsiderar a forma de olhar para o trabalho e a nossa definição de empresas; temos de parar e refletir sobre o modo de incentivar as pessoas e o nosso estilo de liderança.
Este é um livro essencial para repensar o paradigma do mundo do trabalho, feito de pessoas, por pessoas, para pessoas. É tempo de perspetivar a liderança com propósito e humanidade. O capitalismo pode e tem de ser reinventado, se queremos um futuro sustentável, equitativo e pleno de sucessos. É tempo de investir nas pessoas.
Alex Gorsky, chairman e CEO da Johnson & Johnson
«Um dos melhores líderes do mundo partilha a sua inspiradora visão e estratégia sobre o centro dos negócios: as pessoas.»
Darren Walker, presidente da Ford Foundation
«Este vai ser o livro mais importante da década, no que a liderança e gestão de empresas e pessoas diz respeito.»
Angela Ahrendts, antiga vice-presidente da Apple Retail e ex-CEO da Burberry
«Grandes histórias e as lições que com elas aprendemos são a base deste verdadeiro tratado sobre o propósito dos negócios: contribuir para o bem comum, tornando todos os stakeholders parte do processo.»
Satya Nadella, CEO da Microsoft
«Este livro vai mudar a nossa forma de pensar e percecionar as empresas e os negócios, e mais: vai alterar completamente a maneira como se estuda e ensina nas escolas e universidades. Imperdível.»
Arianna Huffington, fundadora e CEO da Thrive Global
«Estas páginas vão além do sentido dos negócios. Lê-las é pensar e agir sobre o verdadeiro sentido da vida.»
Thomas Buberl, CEO da AXA
«Partilhar e integrar verdadeiramente as pessoas - colaboradores, clientes, investidores e comunidades. Leia e aprenda a fazê-lo bem e eficazmente.»
John Donahoe, presidente e CEO da Nike