O Comércio da Literatura
de Manuel Portela
Sobre o livro
"O Comércio da Literatura" constitui um estudo sobre a formação do mercado literário moderno.
Através do mercado londrino nos séculos XVII e XVIII, Manuel Portela descreve um dos capítulos
mais importantes na história da sociedade das mercadorias. O crescimento económico do teatro,
do periódico e do romance permitiu um nível de consumo capaz de transformar a escrita numa
forma de propriedade e de capital. A regulação comercial e jurídica desta forma de propriedade
foi essencial para a conceptualização do autor como proprietário e para a consequente
profissionalização de autores e autoras.
"O Comércio da Literatura" trata de forma integrada as práticas comerciais do sector e os
discursos que as representam. São analisadas múltiplas figurações das práticas e dos agentes
do comércio das letras, que encenam os dilemas gerados pela necessidade de conciliar a
escrita e o dinheiro. A criação de um mercado das letras participou na constituição da esfera
pública burguesa e na legitimação do primado das relações de troca na ordem política moderna.
Estetização e comercialização da literatura parecem constituir as duas faces da mesma moeda.