O Candidato Político, Um Produto de Marketing?

Uma abordagem ao marketing eleitoral

de Margarida Rodrigues Alves Inácio 

Bertrand.pt - O Candidato Político, Um Produto de Marketing?
Editor: Universidade Lusíada Editora
Edição: dezembro de 2003
21,20€
16,96€
Notifiquem-me quando disponível

O livro encontra-se estruturado em duas partes, "Quadro Teórico" e "Quadro Prático", que se desenvolvem ao longo de cinco capítulos.
No capítulo I definem-se alguns conceitos vulgarmente utilizados pelas terminologias do Marketing Político, da Ciência Política e da Sociologia Eleitoral - ciências centrais para o desenvolvimento do tema escolhido - mas cujo significado gera por vezes, alguma confusão, nomeadamente nos meios de comunicação social.
No capítulo II e III, abordam-se as metodologias utilizadas pelo marketing político e eleitoral, com vista a detectar e identificar pontos comuns entre ambas, nomeadamente, no que respeita às etapas de planeamento de estratégias de marketing, aos seus objectivos e instrumentos utilizados.
No capítulo IV, abordamos a evolução do Sistema Político nacional e o contexto em que surgiu o poder local em Portugal, por forma a compreender as razões da acelerada evolução do marketing eleitoral nacional, que, na opinião de inúmeros analistas políticos, se "profissionalizou" em 1997, com a campanha eleitoral desenvolvida pelas forças partidárias para a eleição dos órgãos das autarquias locais, a partir do momento em que a sua esmagadora maioria, recorreu à contratação de empresas de comunicação e imagem para o planeamento das suas estratégias de comunicação de marketing eleitoral e às modernas tecnologias de comunicação para divulgação das suas mensagens políticas e dos seus candidatos. No capítulo V o discurso centrou-se numa situação concreta: a campanha eleitoral desenvolvida em Lisboa pelas duas principais forças políticas concorrentes nesse município, nas eleições autárquicas de 1997 - Coligações "Mais Lisboa" e "Lisboa Cidade"- para daí retirar conclusões quanto ao nível de diferenciação das estratégias eleitorais desenvolvidas, dos candidatos, dos programas eleitorais e das mensagens políticas utilizadas por ambas as coligações.

1. Caracterização e enquadramento temático
2. Conceitos e técnicas de marketing
3. Conceitos e técnicas de marketing político
4. Marketing político e eleitoral no contexto nacional
5. Autárquicas 97 - análise de duas estratégias de marketing eleitoral

Outros livros da coleção

A Conceptual Model to Introduce Tele_work in Lisbon
20%
portes grátis
18,17€ 14,54€
Universidade Lusíada Editora
O Candidato Político, Um Produto de Marketing?
Uma abordagem ao marketing eleitoral
de Margarida Rodrigues Alves Inácio 
ISBN:
9789728397340
Ano de edição:
12-2003
Editor:
Universidade Lusíada Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
160 x 230 x 9 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
114
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Teses
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.