O Candidato Político, Um Produto de Marketing?
Uma abordagem ao marketing eleitoral
de Margarida Rodrigues Alves Inácio
Sobre o livro
O livro encontra-se estruturado em duas partes, "Quadro Teórico" e "Quadro Prático", que se desenvolvem ao longo de cinco capítulos.
No capítulo I definem-se alguns conceitos vulgarmente utilizados pelas terminologias do Marketing Político, da Ciência Política e da Sociologia Eleitoral - ciências centrais para o desenvolvimento do tema escolhido - mas cujo significado gera por vezes, alguma confusão, nomeadamente nos meios de comunicação social.
No capítulo II e III, abordam-se as metodologias utilizadas pelo marketing político e eleitoral, com vista a detectar e identificar pontos comuns entre ambas, nomeadamente, no que respeita às etapas de planeamento de estratégias de marketing, aos seus objectivos e instrumentos utilizados.
No capítulo IV, abordamos a evolução do Sistema Político nacional e o contexto em que surgiu o poder local em Portugal, por forma a compreender as razões da acelerada evolução do marketing eleitoral nacional, que, na opinião de inúmeros analistas políticos, se "profissionalizou" em 1997, com a campanha eleitoral desenvolvida pelas forças partidárias para a eleição dos órgãos das autarquias locais, a partir do momento em que a sua esmagadora maioria, recorreu à contratação de empresas de comunicação e imagem para o planeamento das suas estratégias de comunicação de marketing eleitoral e às modernas tecnologias de comunicação para divulgação das suas mensagens políticas e dos seus candidatos. No capítulo V o discurso centrou-se numa situação concreta: a campanha eleitoral desenvolvida em Lisboa pelas duas principais forças políticas concorrentes nesse município, nas eleições autárquicas de 1997 - Coligações "Mais Lisboa" e "Lisboa Cidade"- para daí retirar conclusões quanto ao nível de diferenciação das estratégias eleitorais desenvolvidas, dos candidatos, dos programas eleitorais e das mensagens políticas utilizadas por ambas as coligações.
1. Caracterização e enquadramento temático
2. Conceitos e técnicas de marketing
3. Conceitos e técnicas de marketing político
4. Marketing político e eleitoral no contexto nacional
5. Autárquicas 97 - análise de duas estratégias de marketing eleitoral