Grátis
Sobre o livro
Tal como existem diferentes estilos de parentalidade também existem várias abordagens para a introdução da alimentação complementar.
Neste livro vamos aprofundar um pouco mais a abordagem designada por Baby-Led Weaning (BLW).
Nesta forma de introdução da alimentação complementar, os bebés participam, desde o início (pelos 6 meses), das refeições em família.
Sentam-se à mesa com os pais, avós ou outros cuidadores e partilham o mesmo espaço, o mesmo tempo e a mesma refeição. Desta forma, os alimentos oferecidos ao bebé farão parte de uma alimentação equilibrada onde haverá menos probabilidades de se cair na monotonia e de carências nutricionais.
Mas o BLW é muito mais do que oferecer alimentos em pedaços. Esse será o meio para atingir o fim: um bebé que come sozinho. É uma filosofia de vida, uma maneira de estar. Mais do que não oferecer comida
em puré, o BLW pressupõe que as refeições sejam realizadas em família.
Sem o «agora vou despachar o bebé para depois comermos nós». A hora da refeição deve ser um momento de convívio, boa disposição, tranquilidade e comunicação entre todos os elementos da família.
Para quem procura uma forma de iniciar a introdução alimentar sem guerras e lutas com o seu bebé. Este livro aborda como a introdução alimentar pode ser leve, sem regras rígidas do que introduzir primeiro ou em segundo, esclarece sobre as novas orientações onde as restrições são muito poucas até aos 12 meses, permitindo ao pais sem medo o começar a alimentação do bebé de forma saudável para toda a família e ensina como promover a autonomia do bebé para que não seja obrigado a comer, mas aprender a comer com gosto. Adaptado para quem quer iniciar uma alimentação tradicional ou BLW. O principal ingrediente é o respeito pelo bebé.
Há poucos livros escritos por autores portugueses sobre alimentação nos bebés e achei que este poderia ser interessante. Achei o livro confuso, muito repetitivo. Tem algumas tabelas que poderiam servir para esquematizar mas as tantas são só tabelas e parece que todas dizem o mesmo. Não gostei nada do livro e não me ajudou em nada...