Mulheres e Cidadania: Alguns Perfis e Acção Política 1949-1973
de Maria José Maurício
Sobre o livro
Este é um livro que fala de mulheres, lhes dá a palavra e lhes abre um espaço de identidade e afirmação: pelo que foram, pelo que que fizeram e por aquilo que nos deixaram, a nós, mulheres, para fazer e continuar a sua obra.
Afirmaram-se num tempo histórico, que atravessou o nosso país por quase cinquenta anos do século vinte, em que a submissão das mulheres era o estatuto reconhecido pelas leis, pelos costumes, pelos modos de vivência e pelas instituições do poder.
Mudaram os espaços do recôndito privado para a intervenção no espaço público; recusaram proteccionismos e afirmaram-se por si com vontade própria; despertaram e fizeram despertar as consciências mostrando que a humanidade é composta por homens e por mulheres, que são faces da mesma moeda, e que a sua invisibilidade na vida e na história não fazia sentido.
No horizonte do seu combate cívico lutaram contra as instituições repressivas do poder instituído e quiseram desconstruir uma filosofia anti-humanista de segregação das mulheres no acesso aos mais diversos cargos de representação política e social.