Bertrand.pt - Métodos Qualitativos na Investigação Científica

Métodos Qualitativos na Investigação Científica

de Uwe Flick 

Editor: Monitor
Edição ou reimpressão: novembro de 2005
21,20€
Esgotado ou não disponível.

Este livro está especialmente estruturado para estudantes e investigadores. As principais teorias, métodos e abordagens novas são apresentadas de uma forma clara e acessível. Os exemplos práticos e os sumários ajudam a esclarecer o estudante e o investigador acerca das medidas certas que devem tomar na estratégia de investigação. Esta obra, de carácter eminentemente prático, revela-se como um texto essencial de introdução e leitura recomendada a todos os estudantes de métodos qualitativos na investigação, independentemente da disciplina em estudo.

Excertos

«A investigação qualitativa é particularmente importante para o estudo das relações sociais, dada a pluralidade dos universos de vida. Esta pluralidade traduz-se em expressões-chave como a "nova obscuridade" (Habermas 1996), a crescente "individualização dos modos de vida e padrões biográficos" (Beck 1992) e a dissolução das 'velhas' desigualdades sociais no seio da nova diversidade dos ambientes, subculturas, estilos e modos de viver (Hradil 1992). Esta pluralidade exige uma nova sensibilidade para o estudo empírico das questões. Os defensores do pós-modernismo têm argumentado que a época das grandes narrativas e teorias está ultrapassada; o que agora se exige são narrativas limitadas no tempo, no espaço e na situação. Face à multiplicidade dos estilos de vida e dos padrões de interpretação na sociedade moderna e pós-moderna, ganha hoje nova importância e novas aplicações a frase de Herbert Blumer: "a posição de partida do cientista social e do psicólogo é sempre a mesma, na prática: a falta de familiaridade com o que está a acontecer na dimensão da vida escolhida para estudo (1969, p.33). A acelerada mudança social e a consequente diversidade dos universos de vida confrontam cada vez mais os cientistas com novos contextos sociais e novas perspectivas. Estas são para eles uma novidade tão grande que as metodologias dedutivas tradicionais - derivar dos modelos teóricos as questões e hipóteses da investigação e submetê-las ao teste dos resultados empíricos - fracassam na diferenciação dos assuntos. A investigação é, por isso, cada vez mais forçada a recorrer a estratégias indutivas: em vez de partir das teorias para o teste empírico, o que se exige são ‘conceitos sensibilizadores’ para abordar os contextos sociais que se quer estudar. Ao contrário, porém, de um mal-entendido generalizado, estes conceitos sensibilizadores são influenciados pelo conhecimento teórico existente. Mas neste caso as teorias resultam dos estudos empíricos. O conhecimento e a prática são estudados na qualidade de conhecimento e prática locais (Geertz 1983). A investigação em Psicologia, em particular, é frequentemente acusada de irrelevante para a vida quotidiana, por não se dedicar suficientemente a uma descrição exacta dos factos relativos a um caso (Dörner 1983). O estudo dos significados subjectivos e da experiência e prática quotidianas é tão fundamental como a análise das narrativas (Bruner 1991; Sarbin 1986) e discursos (Harré 1998).»

Métodos Qualitativos na Investigação Científica
ISBN: 9789729413674 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Monitor Idioma: Português Dimensões: 159 x 236 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 316 Tipo de Produto: Livro Coleção: Manuais de Gestão Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Gestão  >  Gestão e Organização

Sugestões

Nudge
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,90€
Lua de Papel
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,80€
Gradiva
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.