Mais Mundo Houvesse
Vida e viagens de Joaquim Pinto Lopes
de Gonçalo Cadilhe, Raquel Ochoa e José Luís Peixoto
Sobre o livro
Joaquim Pinto Lopes é provavelmente o português com mais décadas de viagens e mais quilómetros acumulados dos nossos dias. Fundador em 1973 da agência de viagens que traz o seu nome, tem levado pessoalmente milhares de clientes a quase todos os países do mundo, por territórios tão improváveis como as planícies geladas da Antártida, as ilhas felizes do Pacífico ou os cemitérios domésticos das Celebes.
No ano em que a agência comemora 50 anos de atividade, três dos escritores mais dedicados à escrita de viagens, também eles autores e colaboradores da Pinto Lopes Viagens, reúnem-se para três abordagens diferentes a um dos viajantes mais carismáticos e interessantes da atualidade.
«Estávamos já perto da Revolução quando, em 1973, me lancei nesta longa aventura. Chamaram-me louco e provavelmente tinham razão. Eram tempos difíceis, em que a geopolítica transformava fronteiras em barreiras quase intransponíveis. Impunha- -se um espírito aventureiro, de mochilas e tendas, sacos-cama e farnéis, autocarros com bagagem no tejadilho e sem ar condicionado. Durante anos, dei a conhecer a Europa a todos os amigos que comigo quiseram partilhar essa loucura. A experiência continuou.»