Judeus e Cristãos Novos no Mundo Lusófono
de Marina Pignatelli
Grátis
Sobre o livro
Estão incluídas nesta obra as mais recentes pesquisas realizadas no âmbito dos Estudos Judaicos, no que toca a uma das suas dimensões fundamentais: a matriz lusófona da cultura judaica e cristã-nova. Esta portugalidade é confundida muitas vezes no mundo judaico em geral, com os produtos tradicionais da vizinha Espanha, já que o contexto Ibérico é conhecido como sendo o embrião da cultura Sefardita.
No entanto, as vivências, o património e as identidades específicas dos judeus e cristãos-novos de origem portuguesa tiveram no passado e continuam a ter no presente, efeitos muito característicos, híbridos e criativos, como os autores dos textos permitirão aos leitores concluir.
É notável o empenho com que foram desenvolvidas as investigações apresentadas nos vários capítulos, quer sejam centradas no domínio da história, da literatura, do cinema, da antropologia ou áreas afins das humanidades.
Será talvez esta multiplicidade de abordagens disciplinares a única via para aprofundar o conhecimento do Judaísmo, também ele, sobretudo hoje, plural.
Menina e moça me levaram de casa de minha mãe para muito longe. Que causa fosse então a daquela minha levada, era ainda pequena, não a soube. Agora não lhe ponho outra, senão que parece que já então havia de ser o que depois foi. Vivi ali tanto tempo quanto foi necessário para não poder viver em outra parte. Muito contente fui em aquela terra, mas, coitada de mim, que em breve espaço se mudou tudo aquilo que em longo tempo se buscou e para longo tempo se buscava. Grande desaventura foi a que me fez ser triste ou, per aventura, a que me fez ser leda. Depois que eu vi tantas cousas trocadas por outras, e o prazer feito mágoa maior, a tanta tristeza cheguei que mais me pesava do bem que tive, que do mal que tinha.
["Menina e Moça" de (Bernardim Ribeiro, séc. XVI)]