Jogos de Raiva
de Rodrigo Guedes de Carvalho
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2018
Um homem levanta a voz acima da algazarra de conversas. E pede que ponham mais alto o som do televisor do restaurante. É então que todos reparam no que ele vê. Não percebem ou não acreditam. E na rua, no bairro, na cidade, no país, homens, mulheres e crianças vão-se calando. Está por todo o lado, a imagem horrível e hipnotizante. O homem que pediu silêncio leva as mãos à cara e pensa: como chegámos aqui?
A era da comunicação global trouxe inimagináveis maravilhas. Partilhas imediatas de ensinamentos, denúncias e solidariedades. Mas permitiu também que saísse das cavernas uma realidade abjecta. Insultos, ameaças, ironias maldosas. Nunca, como hoje, a semente do ódio foi tão espalhada.
É sobre este pano de fundo que se conta a história de uma família. Três gerações a olhar para um futuro embriagado num estado de guerra. Uma família que esconde, enquanto puder, um segredo.
Jogos de Raiva traça duros retratos sem filtro sobre medos e remorsos, sobre o racismo, a depressão, a sexualidade, o jornalismo, a adopção, a arte e a amizade. E o poder das histórias.
É sobre a urgência da confiança, da identidade e do amor.
É um livro sobre todos nós, à deriva num novo mundo
Comentários
-
Somos livres de dizer
Como é já recorrente, o autor não tem medo nem pudor do uso das palavras que se encaixam naturalmente no decorrer das diversas tramas que compõem este livro. A imprensa, ou o jornalismo se quiserem, e as redes sociais são levadas ao limite no que toca ao respeito, ou à falta dele, sendo, na minha perspectiva, esta temática o pilar deste enredo (…). Um livro muito actual e enriquecedor. A ler com a devida atenção.
-
Conquistador
Dos livros mais surpreendentes que li nos últimos tempos. Iniciamos a leitura com a convicção de que estamos a perceber e a acompanhar o enredo para sermos surpreendidos com um final que nos agarra, ainda mais, à história. Tem um 1º parágrafo surpreendente que aguça a curiosidade e nos faz querer chegar ao fim, final esse extraordinário... O autor está de Parabéns.. Adorei!
Rodrigo Guedes de Carvalho retrata neste livro a forma como as redes sociais acabam por ser o veículo utilizado para destilar ódio e raiva de uma forma anónima e gratuita. Em Jogos de raiva, uma disputa entre pai e filho acaba por ser não só o meio de levar o leitor a reflectir sobre os desafios que o jornalismo actual enfrenta, como também sobre o poder das redes sociais na forma como influenciam a opinião pública e as relações interpessoais. A par desta reflexão há também um conflito geracional que o leitor vai acompanhando. Surpreendente!
Com uma escrita exímia, Rodrigo Guedes de Carvalho tece um enredo, aparentemente simples, onde se revelam, em pano de fundo, fortes críticas tanto aos meios de comunicação atuais, e a forma como estes tratam a informação, bem como ao excesso de exposição e falta de filtro das redes sociais. Não sei o que mais me cativou, se o início ou o final deste livro. E fico ansiosamente à espera de ler mais livros deste autor.