Jane Eyre
de Charlotte Brontë; Tradução: Alice Rocha
Descubra mais VER +
Grátis
Sobre o livro
Considerada uma obra-prima da literatura inglesa, Jane Eyre é um romance da escritora inglesa Charlotte Brontë, publicado no século XIX, mais precisamente em 1847. Jane Eyre é uma autobiografia ficcionada da protagonista que, depois de uma infância e adolescência desprovidas de afecto, se torna preceptora em Thornfield Hall e se apaixona pelo seu proprietário, Mr. Rochester. Plenamente correspondida nos seus sentimentos, Jane julga ter encontrado o amor por que ansiara toda a vida, mas Thornfield Hall esconde um segredo tenebroso que ameaça ensombrar a sua felicidade. Numa atmosfera misteriosa e inesquecível, acompanhamos esta heroína de espírito puro e apaixonado, que trava uma luta interior constante para se manter fiel às suas convicções e a si própria. Uma história sobre a liberdade humana, repleta de elementos dramáticos (incêndios, tempestades, tentativas de homicídio) que compõem uma atmosfera de mistério e suspense.
Nesta obra-prima da literatura inglesa, Charlotte Brönte escreve uma espécie de autobiografia ficcionada. A história de amor de Jane com Mr. Rochester é magistralmente narrada, repleta de carga dramática e uma sempre presente esperança. Um segredo tenebroso que nos será revelado somente no final e nos deixará presos ao livro até à sua última página. Uma história de coragem e um hino à liberdade da alma humana. Soberbo.
Uma personagem que nos prende desde que a conhecemos, um romance incrível e uma caracterização social da época impecável!
Fiquei encantada desde as primeiras páginas, tanto que de cada vez que decidia ler só um capítulo, dava por mim perdida na história durante muito mais tempo. Adorei a personagem Jane Eyre, o facto de a história ser contada sob a sua perspetiva une-nos de forma mais estreita a ela, levando-nos a simpatizar desde o início. A crítica à sociedade da época é também muito pronunciada, vemos as diferenças entre ricos e pobres e distinguimos os poderosos dos pouco influentes. A religião também está presente em vários excertos do livro. A escrita é simples e cativante.