Inverno

de Jon Fosse 

Bertrand.pt - Inverno
Editor: Cotovia
Edição: julho de 2005
7,00€
Esgotado ou não disponível

Uma mulher, um homem, um banco na rua, um quarto de hotel: duas pessoas que se encontram, ela é a estrangeira, está sozinha, ele só aqui é estrangeiro, tem uma mulher e duas crianças numa outra cidade. Ela deseja-o, mas ele não é capaz de se separar da família, depois ele deseja-a a ela, e ela por sua vez reage com reservas. Trata-se de um encontro com os momentos que escaparam, a par com uma linguagem desamparada que a maior parte das vezes já só se perde em pequenas palavras.
Resta um silêncio entre as pessoas, silêncio que deixa adivinhar a necessidade de amor que os anima a ambos? uma necessidade não satisfeita. É uma grande peça sobre o amor que Fosse obsessivamente exorciza com a sua linguagem restrita e altamente musical, expondo desta forma, mais uma vez, a relação arquetípica entre duas pessoas. No final há apenas um abraço sem futuro entre duas pessoas que se poderiam ter amado.
"INVERNO", escrita em 2000, é a peça mais minimalista de Jon Fosse, autor norueguês de quem os Artistas Unidos já estrearam várias peças.

Críticas
"Logo nas primeiras páginas de uma peça de Fosse o texto prendeu a minha atenção: aqui está alguém que tem uma voz extremamente pessoal, um dramaturgo especial. Tornou-se logo evidente e não havia nenhuma dúvida. Se a memória não me falha tive a mesma sensação há quarenta anos quando li uma peça do então desconhecido Harold Pinter."
Louis Muinzer

"O seu ritmo é repetitivo e obsessivo: os mesmos pensamentos as mesmas sensações repetem-se obsessivamente, revelando esquemas escondidos de acção. O único livro escrito até agora sobre a escrita de Jon Fosse: "Replacing Happiness with a Comma (1996) de Espen Stueland, fala disso e de como as pausas no que é dito e escrito criam um sentido além daquilo que é concretamente dito."
Michel Cournot

"Das suas peças emana uma luz muito particular que lembra a dos pintores escandinavos, Munch, por exemplo. Uma luz branca como acontece nos eclipses, mas uma luz que desenha com nitidez os contornos dos objectos e das personagens. Contradição? Não. Porque a ausência de luz corresponde a uma outra ausência: o número das personagens é sempre pequeno: são dois, três, quando muito quatro. Aumenta a concentração, agudiza-se a percepção porque um terceiro fenómeno aparece: e é a dimensão do tempo. O tempo parece ter parado no universo de Fosse. A linguagem simples e repetitiva revela a solidão profunda dos homens. A ausência de luz, o isolamento no espaço e o tempo quieto transformam as peças de Jon Fosse em instantes de grande recolhimento e essa é a finalidade confessa do autor "criar momentos em que um anjo passa"." Terje Sinding

Inverno
ISBN:
9789729945020
Ano de edição:
07-2005
Editor:
Cotovia
Idioma:
Português
Dimensões:
104 x 154 x 10 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
92
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.