Grátis
Sobre o livro
Esta é uma breve história da literatura latina cuja ambição se situa para lá da mera exposição cronológica dos autores, das correntes e dos géneros.
Recusando a perspectiva académica que compartimenta os estudos literários em clássicos e modernos, o autor convida-nos a ler os próprios textos produzidos pela civilização romana sem renunciarmos necessariamente à atitude mental que costumamos reservar para os escritores mais próximos de nós. Não negligenciando, obviamente, que as condições materiais e estéticas em que uma obra era elaborada na Antiguidade - também aqui examinadas - diferiam das que existem actualmente.
Quatro séculos de história e escrita, durante os quais as instituições, as ideias e os gostos evoluíram consideravelmente, são assim folheados. Nomes famosos como o de Plauto, Cícero, Vergílio, Horácio, Tito Lívio, Séneca e Apuleio ocupam o primeiro plano, mas algumas dezenas de outros - muitos não menos originais, talentosos ou profícuos - são revelados ao leitor que se inicia ou procura penetrar mais profundamente no conhecimento da literatura latina.