Inquieta
de Susana Amaro Velho
Grátis
Sobre o livro
Poderá um amor de juventude inquietar uma vida inteira?
Julieta parece ter a vida perfeita. Aos trinta e sete anos tem um marido adorável que cozinha os melhores bolos. O emprego com que sempre sonhou e que a preenche. Uma casa cheia de luz e livros, onde a mesa está enfeitada com camélias. Então, por que motivo está agora sobre o varadim escorregadio de uma ponte, descalça e suja de sangue, prestes a saltar?
Afinal, nem tudo o que parece é. Quando um amor antigo regressa do passado, traumas são ressuscitados e uma proposta impensável desperta em Julieta um fantasma adormecido. Mas que proposta é essa que vem tornar a verdade perturbadora? E o que é a verdade quando a própria realidade a confunde?
Inquieta é um relato cru e intenso dos anseios e traumas de uma mulher. É a história de alguém incapaz de fugir do abismo da própria memória e de se sentir livre.
Comentários
-
Que livro!
Que livro! Que livro de saltos no tempo capazes de nos deixar sedentas por mais e mais peças daquele puzzle, daquela história por desvendar, daquela cabeça por compreender. Que bem construídas estão as histórias de vida de cada pessoa que ficamos capazes de prever e imaginar como se comportaria aqui e ali. Um livro quase sensorial, pelos cheiros que podemos sentir, as músicas que se fazem ouvir e a descrição detalhada de cores e formas de todas as paisagens. Que vida a daquela Julieta! (E de quantas Julietas deste mundo!) A prova de que somos um puzzle sempre incompleto de peças que se formam e deformam à medida que o tempo passa. A prova de que todas as nossas experiências moldam quem somos, o que sentimos e pensamos. A prova de que a saúde mental não se vê com os olhos mas que está em cada comportamento, ação que temos. E uma coisa que a Susana soube fazer, e que valorizo muito por ser uma crente da capacidade de mudança da raça humana, foi um desfecho feliz. O qual temi durante todas as páginas mas que se revelou uma mensagem rica: há (quase) luz ao fundo do túnel; há terapias; há cuidadores e amigos; há motivação e amor; há esperança de reverter doenças ou travar o seu avanço; há pessoas capazes de mudar, aceitar, perdoar, agradecer. Que livro! E que Susana para escrever mais uma bomba destas! Se eu pudesse passava em São Rosário e daria um abraço à Julieta. Iria dar-lhe os parabéns e desejar-lhe o melhor do mundo! Mas não havendo Julieta para abraçar, um dia destes abraço a minha amiga Susana, parabenizando-a pela coragem desta história e desejando-lhe sucesso a potes pois este é só o terceiro livro da sua carreira de sucesso como escritora (i can feel it).
Este livro aborda temas sérios e atuais com uma escrita simplesmente intima e maravilhosa. Dos meus livros favoritos de sempre!