Imperdoável
de Álvaro Carvalho
Sobre o livro
«O casal Reis Pinto tinha, finalmente, uma dolorosa certeza, que acabava com uma odisseia dramática, arrastada por mais de dois anos, com muitas versões contraditórias pelo meio.
[…] Supostamente, o tempo ajuda a sarar feridas e a esquecer mágoas. Mas, na vida de certas pessoas, acontecem situações extremas que deixam marcas profundas, alterando dessa maneira as suas vivências presentes e futuras de forma irremediável. Foi o que sucedeu a Celeste e José Manuel, depois do assassinato da filha. A sua vida familiar, profissional e social modificou-se consideravelmente. No apartamento de Carcavelos instalou-se, desde logo, uma monotonia confrangedora e rotinas doentias. Falava-se pouco, as refeições primavam pela frugalidade, o televisor parecia avariado, perdera-se o hábito da leitura e as visitas eram escassas.
[…] "Porém, há uma mensagem urgente para te fazer chegar - o amor a uma filha tem uma dimensão enorme; direi mesmo que é incapaz de ser descrito em toda a sua plenitude por alguém. Assim, talvez possas compreender que este sentimento profundo justifique todo e qualquer acto que se pratique para o enaltecer e reforçar."»